A pactuação com a Secretaria da Saúde de Itabaiana vai ampliar o encaminhamento dos casos suspeitos de câncer infantojuvenil das unidades básicas do município para triagem (consultas e exames) no Serviço de  Onco Hematologia da Avosos.

O objetivo é acelerar todo o processo de investigação em crianças e adolescentes que apresentem os sintomas. “Esse é o segundo município sergipano a assinar esse termo de Cooperação. Essa ação contribui com o fortalecimento do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil”, afirma o presidente da Avosos Wilson Melo.

A coordenadora de projetos e psicóloga, Raquel Bezerra, aborda que o termo também prevê a capacitação para os profissionais da Saúde.  “A equipe da Avosos vai até o município de Itabaiana para a realização das capacitações, como foco nos sintomas de suspeita do câncer infantojuvenil. A ideia é fazer com que os profissionais tenham maior conhecimento sobre a patologia e entendimento do tratamento precoce”, aborda.

Para o secretário da Saúde Itabaiana, a parceria vai contribuir com o setor, além de garantir maior agilidade. “Com essa parceria, temos a oportunidade de, em tempo hábil, contribuir com o diagnóstico e o tratamento dessas crianças e adolescentes”, reforça José Suelton.

Caso o paciente tenha o diagnóstico confirmado, essa criança ou adolescente vai ser cadastrado na Casa de Apoio Tia Ruth e receberá todos os serviços e benefícios da instituição.

 

Galeria 

Fotos: Emerson Emídio / Ascom