A Importância do Diagnóstico Precoce

O Câncer pode ser definido como um grupo de doenças não contagiosas provenientes de uma falha no processo de multiplicação das células que formam o corpo. Elas se dividem de maneira anormal, atrapalhando o funcionamento do organismo. Essa multiplicação desordenada pode ocorrer em qualquer local do organismo e estender-se aos órgãos e tecidos adjacentes, com possibilidade de provocar novos tumores em outros locais (metástase).

Os tipos de câncer mais frequentes na infância e  adolescência são as leucemias, os do sistema nervoso central e linfomas. Também é comum para essa faixa etária o neuroblastoma, o tumor de Wilms, o retinoblastoma, o tumor de células germinativas (ovários e testículos), o osteossarcoma e sarcomas.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), no Brasil,  o câncer representa a segunda causa de mortalidade proporcional entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões. Como a primeira causa são aquelas relacionadas a acidentes domésticos e de trânsito, podemos dizer que o câncer é a primeira causa de mortes por doença, após 1 ano de idade, até o final da adolescência.

O câncer em crianças e adolescentes apresenta características que o tornam diferente do em adultos. Possui predominância de células embrionárias, curto período de latência e crescimento rápido na maioria dos casos, sendo importante para a obtenção de melhores resultados, a rápida suspeita diagnóstica e o ágil encaminhamento para início de tratamento.

Cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria tem a possibilidade de uma boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

Dentro da estrutura de acompanhamento dos assistidos, a Avosos desenvolve o Projeto Diagnóstico Precoce/Sohep. Ele contribui com o atual panorama da oncologia pediátrica em Sergipe. Além disso, promove palestras e capacitações para os profissionais de saúde da Atenção Básica, o custeio de exames e consultas para crianças e adolescentes com sintomas suspeitos e os encaminhados pelos profissionais do Serviço de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe – João Alves Filho (Huse).

O objetivo principal da instituição com esse projeto é contribuir para o aumento do número de casos de câncer infantojuvenil diagnosticados precocemente. E, dessa forma,  reduzir o tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas e o diagnóstico em um serviço especializado.

Atualmente, o médico Richer Mota é o responsável pelo setor. Ele é formado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com especialização em Pediatria e atuação na Oncohematologia Infantil desde o ano de 2010.

Outras informações sobre consultas entre em contato ligando para: (79) 3212-4735 / 98172-9166 (seg a quinta – das 7h às 17h – sex: 7h às 13h). Para informações sobre as capacitações dos profissionais da saúde dos municípios, os telefones são: (79) 3212-4749/ 98142-8765.

Última atualização: Julho de 2023