O ano de 2023 está chegando ao fim. Durante esse período, alguns projetos foram desenvolvidos na instituição com o objetivo de contribuir com o bem-estar do paciente e seus familiares durante o enfrentamento do diagnóstico e tratamento. Além disso, a Avosos reafirmou seu compromisso em lutar pela causa do Câncer Infantojuvenil ao promover, em parceria com a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc), o 1º Fórum Estadual de Políticas Públicas para o Câncer Infantojuvenil.

Neste evento, a instituição enalteceu e fortaleceu a Rede de assistência à criança e ao adolescente com suspeita e diagnóstico de doença oncológica em Sergipe. “O propósito é trazer maior visibilidade, discussão do tema. Além disso, ampliar o acesso em tempo oportuno e integral ao diagnóstico e tratamento. Almejando, com isso,  o aumento dos índices de sobrevida, a melhora da qualidade de vida e a redução das estatísticas de mortalidade”, afirma o presidente da Avosos, Wilson Melo.

Em julho, para celebrar os seus 36 anos, a Avosos realizou o XII Workshop com o tema “Cuidados Paliativos na Oncologia Pediátrica: Os desafios do Cuidar”. O objetivo central nesta edição foi apresentar experiências, trocar conhecimentos e fomentar discussões sobre a importância do cuidar além do curar. Os Cuidados Paliativos em Oncologia Pediátrica são parte integrante do cuidado e aprimorá-los é fundamental para a qualidade de vida do paciente.

O projeto “Diagnóstico Precoce: o caminho mais curto para a cura do Câncer Infantojuvenil” levou capacitação aos profissionais de saúde dos municípios de Itabaiana e Cumbe. A proposta foi divulgar informações sobre a importância de reconhecer precocemente os sinais e sintomas de alerta para suspeita do Câncer Infantojuvenil. Mais de 380 profissionais (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, entre outras categorias) participaram de palestras educativas sobre o tema, recebendo material informativo.

No mês de agosto, todas as atenções foram voltadas ao McDia Feliz. A ação tem como propósito a venda de sanduíches BigMac e, parte da renda, ser revertida à instituição. No dia marcado para a troca de tíquetes, voluntários, funcionários e a comunidade marcaram presença nas oito lojas situadas em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro. A arrecadação, de acordo com o Instituto Ronald McDonald (IRM), foi de R$ 38.065,55.

O Setembro Dourado foi um mês marcado por diversas atividades na instituição. No período, a ênfase da importância do Diagnóstico Precoce foi amplamente divulgada em meios de comunicação. A novidade foi a estreia de um programa de rádio, veiculado na Aperipê FM (106,1 Mhz), semanalmente, com a participação de médicos especialistas, profissionais e dos acompanhantes.

Ainda dentro das atividades, a equipe da Avosos realizou visitas nas Unidades Básicas de Saúde de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, São Cristóvão e Areia Branca, com o intuito de levar cartazes e folders sobre o mês de Conscientização do Câncer Infantil. Para finalizar a Campanha, a instituição promoveu duas palestras com o médico oncohematologista Dr. Richer Mota, sobre os principais sinais e sintomas de alerta para o Câncer Infantojuvenil.

“Esses momentos da troca de conhecimento foram fundamentais para a divulgação do Ambulatório de Triagem que recebe gratuitamente casos suspeitos da doença para agilizar a investigação”, relata a coordenadora da Equipe Multidisciplinar e de Projetos, Raquel Bezerra.

No mês de novembro, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI) trouxe aos assistidos o projeto “Ciranda Interativa”. Nele, houve a disponibilização dos atendimentos e atividades da Equipe Multidisciplinar, abrangendo as áreas de: Serviço Social, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Farmácia, Enfermagem, Pedagogia e Fisioterapia.

A novidade para esse ano foi a participação de alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe, com o “Hospital do Ursinho”, ação voltada para pacientes até 12 anos.

Eles participaram de uma cerimônia onde o coração do urso foi inserido, o ato de “dar a vida” e, no auditório, passaram por seis estações, sendo os cuidadores do urso, nesse processo de tratamento.

“Chegamos em dezembro com o coração repleto de gratidão aos nossos voluntários por todo empenho, dedicação e comprometimento neste ano que se encerra. A equipe de funcionários, agradecemos por todo o trabalho realizado. Aos pacientes, nossos votos de muita saúde e amor no ciclo que se inicia. Aos contribuintes que durante 2023 contribuíram, nosso muito obrigado por confiar em nosso trabalho. Juntos, vamos construir um 2024 ainda mais atuante”, aborda a presidente de honra e coordenadora dos voluntários, Jeane Vieira Melo.

Fotos: Emerson Emídio e Acrísio Cruz