Durante o mês de junho, profissionais da Secretaria da Saúde de Itabaiana receberam uma capacitação sobre diagnóstico precoce. A proposta foi proporcionar informações sobre a importância da atuação da pasta no combate ao Câncer Infantojuvenil.

Os encontros foram realizados com médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares, agentes de saúde e técnicos de enfermagem, envolvendo mais de 360 profissionais. O município, recentemente, assinou um Termo de Pactuação. Ele visa ampliar o encaminhamento dos casos suspeitos de Câncer Infantojuvenil das unidades básicas do município para triagem.

A Avosos desenvolve desde 2005 o “Projeto Diagnóstico Precoce: O caminho mais curto para a cura do Câncer Infantojuvenil”. Ele tem o intuito de aumentar o número de casos diagnosticados precocemente da doença no estado de Sergipe, reduzindo o tempo entre o surgimento de sinais e sintomas e o diagnóstico em um serviço especializado.

“Através do Ambulatório de Triagem, a Avosos disponibiliza gratuitamente consulta com pediatra e exames de média e alta complexidade para agilizar a investigação dos casos suspeitos de câncer infanto-juvenil. É muito importante que os profissionais de saúde estejam atentos a algumas formas de apresentação do câncer na infância, tendo em vista que, em alguns casos, apresentam-se sintomas semelhantes aos de outras doenças comuns na infância. Os suspeitos precisam ser encaminhados para uma rápida e eficiente investigação. Não podemos perder tempo e a chance de salvar uma vida!”, afirma a Coordenadora de Projetos e Psicóloga, Raquel Bezerra.

Os municípios que tiverem interesse em realizar o Termo de Pactuação e capacitar os profissionais podem entrar em contato através do contato (79) 3212-4749.

Fotos: Emerson Emídio / Ascom Avosos