Seguindo com a programação do Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o Câncer Infantojuvenil, profissionais da Saúde dos municípios de (inserir cidades) participaram de uma palestra sobre a importância do Diagnóstico Precoce.

O encontro teve como tema – “Câncer Infantojuvenil: quando suspeitar e como encaminhar” e foi ministrado pelo Oncologista Pediatra, Dr. Richer Mota, no auditório da instituição. A Campanha tem apoio institucional da Sociedade de Pediatria de Sergipe (Sosepe); do Ministério Público de Sergipe (MPSE) e das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde (SMS) e (SES).

Realidade da Avosos

Observando a realidade da Avosos dos últimos anos, podemos verificar no banco de dados da instituição entre os anos de 2012 e 2020, que das 477 crianças e adolescentes com o diagnóstico de câncer nesse período, 47,6% (227) vieram a óbito. Desses casos, 59,0% (134), a morte ocorreu entre o 1° e 12° mês do cadastro, ou seja, antes de ter a possibilidade de concluir adequadamente o tratamento, fato relevante para se pensar em diagnóstico tardio.

Geralmente, quanto maior é o atraso do diagnóstico, mais avançada é a doença, menores são as chances de cura e maiores serão as sequelas decorrentes do tratamento mais agressivo.

Sinais e sintomas

A detecção do Câncer Infantojuvenil é realizada através de exames, entretanto, existem alguns sinais e sintomas que precisam ser analisados. São eles: Palidez sem explicação; perda de peso sem motivo; manchas roxas ou sangramento no corpo sem machucado; vômitos acompanhados de dor de cabeça, dificuldades na visão ou perda de equilíbrio; surgimento de caroços em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga; dores nos ossos e nas juntas, febre prolongada de causa não identificada, entre outros.

Informações podem ser obtidas através dos seguintes contatos (79) 3212-4700/ 4749.

 

Galeria