Wilson Melo, fundador e presidente voluntário da Avosos, ao lado de Tia Ruth, fundadora e presidente de Honra da instituição

O novo Internamento Pediátrico da Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) não poderia receber nome melhor: Tia Ruth. É que Maria Ruth Wynne Cardoso, com sua doçura e generosidade, deixou marcas legítimas de solidariedade em crianças e adolescentes com câncer do Estado de Sergipe, bem como de seus acompanhantes. A inauguração do novo espaço será na próxima segunda, dia 18, às 9h, no HUSE, em celebração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer Infantil (15 de fevereiro). No total são 5 Enfermarias, 17 leitos, 01 leito da Sala de Estabilização, 01 leito da Sala de Isolamento, 01 sala de Prescrição Médica, 01 Posto de Enfermagem, 01 estar da equipe de Enfermagem, 01 copa, 01 depósito e 7 banheiros.

“Agradeço a Deus por toda a assistência que recebo desta casa [Casa Tia Ruth de Apoio]. Minha filha recebeu toda a ajuda num momento que nem sei como seria se não a gente não tivesse vocês aqui. Eu sempre observava Tia Ruth e ela foi um anjo para mim e minha filha quando a gente descobriu o tumor na cabeça. Esta é minha segunda casa, uma família para gente. Quantas pessoas não passou o que a gente passou e não teve esta ajuda? É Deus no céu e está casa na Terra”, revela M.S.N, mãe de L.N.M (16), assistida pela Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) desde 2012, ambas do Povoado Sapé, município sergipano de Nossa Senhora das Dores.

Para A.C.F.S, residente em Umbaúba e mãe de A.G.C.F.S (9), Tia Ruth foi e vai continuar sendo um anjo de luz. “Ninguém está livre do câncer, mas com fé em Deus esta doença vai um dia acabar. A gente é muito grato à Tia Ruth por ter iniciado tudo, por ter acolhido a gente, pessoas que ela nem conhecia e nem sabia da índole. Ela só queria ajudar como naquela frase: ´Fazer o bem sem olhar a quem´. Além disso ela deixou pessoas capacitadas para continuarem este trabalho que alivia nossas dores. O principal de tudo foi e é o amor, por isso temos muita gratidão por este anjo que Deus enviou para a Terra para nos ajudar. Só quem é mãe sabe da minha gratidão. Falta medicamento, falta alimentação, lugar para dormir, falta tudo! Graças à Jesus muitas crianças que estão bem hoje resistiram por causa deste amor imenso de Tia Ruth por nós e pelo apoio das pessoas que fazem a Avosos”, comenta a mãe de A.G.C.F.S.

Para a construção do novo Internamento Pediátrico da Oncologia Tia Ruth foram utilizados fundos de reservas de parceiros da instituição e recursos provenientes do Centro de Oncologia da Avosos, que possibilita tratamento a adultos com câncer. Os recursos doados pela sociedade são revertidos exclusivamente ao apoio ao tratamento na Casa Tia Ruth de Apoio: alimentação, hospedagem, cesta básica, transporte, exames especializados, consultas médicas e outros. No total foram investidos cerca de R$ 75 mil (reforma física do ambiente) e cerca de R$ 165 mil (mobília: leitos, armários e outros; condicionadores de ar, plotagem e sinalização).

Tia Ruth

Maria Ruth Wynne Cardoso, natural de Aracaju(SE), 3 filhos, 7 netos e 1 bisneta. A vida desta grande mulher se cruza, em diversos pontos, com a história da Avosos. Era uma quarta-feira do ano de 1982 e a Fundação Beneficência Hospital de Cirurgia foi o cenário para o início de tudo. Tia Ruth, dona de casa, morava perto do hospital e resolveu dedicar parte de seu tempo para ajudar ao próximo. Passou a realizar constantes visitas aos pacientes internados e especialmente a Ala de Oncologia foi a que mais mexeu com seus sentimentos. Tia Ruth começou então a atuar neste setor, levando agasalhos, lanches e palavras de conforto e carinho. Desde então, alguns amigos forneceram, e fornecem, ajuda preciosa para que esta missão possa ser levada adiante. E quanto mais se trabalha em prol do próximo, mais necessidades são observadas. Os olhos atentos de Maria Ruth Wynne Cardoso viram mãezinhas, crianças e adolescentes do interior do Estado de Sergipe, e também de Estados vizinhos, dormindo em condições precárias, esperando um leito, passando fome, frio, nas calçadas do hospital, esperando um transporte. Foi assim que Tia Ruth abriu as portas de sua casa para estas pessoas, que funcionou informalmente como a primeira Casa de Apoio do que se chamaria mais tarde de Avosos. É por este e tantos outros motivos que Tia Ruth tem um cargo vitalício de presidente de Honra da Avosos, aprovado por unanimidade em Assembleia Geral, e que agora também recebe esta homenagem de ter seu nome na Ala de Oncologia Pediátrica do Hospital de Urgência de Sergipe.

Avosos celebra Dia Mundial de Combate ao Câncer Infantil com inauguração do Internamento Pediátrico da Oncologia ´Tia Ruth´

Ala Tia Ruth no HUSE

Avosos celebra Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil com assinatura de Termo para execução de obras no HUSE