Wilson Melo e Tia Ruth no aniversário de 30 anos da Avosos

No próximo dia 18, em celebração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer Infantil (15 de fevereiro), a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) entregará ao Governo do Estado as novas instalações do Internamento Pediátrico da Oncologia Maria Ruth Wynne Cardoso ´Tia Ruth´. Será às 9h, no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE).

“Um espaço bem organizado, ilustrado e exclusivo para crianças e adolescentes com câncer do Estado de Sergipe, não apenas aos assistidos pela Avosos. Para a construção utilizamos fundos de reservas de parceiros da instituição e recursos provenientes do nosso Centro de Oncologia, que possibilita tratamento a adultos com câncer. Os recursos doados pela sociedade são revertidos exclusivamente ao apoio ao tratamento na Casa Tia Ruth de Apoio: alimentação, hospedagem, cesta básica, transporte, exames especializados, consultas médicas e outros”, pontua um dos fundadores e presidente voluntário da Avosos, Wilson Melo. No total foram investidos cerca de R$ 75 mil (reforma física do ambiente) e cerca de R$ 165 mil (mobília: leitos, armários e outros; condicionadores de ar, plotagem e sinalização).

Tem sido comum em diversos Estados brasileiros a parceria entre instituições de apoio à criança e ao adolescente com câncer e a Rede de Saúde Pública, a exemplo do Ceará com Associação Peter Pan, em Brasília com Abrace, em Pernambuco com Gac e muitos outros (VEJA LINKS ABAIXO). “A Avosos sonha há 31 anos que as crianças e adolescentes com câncer no Estado de Sergipe passem a ter melhores condições de tratamento, com uma estrutura física adequada, de qualidade e um ambiente mais humanizado, possibilitando amenizar a dor, oferecendo conforto e dignidade no tratamento. Graças a essas parcerias, que visam melhoria das condições de tratamento, poderemos aumentar a sobrevida e as chances de cura dos pacientes”, revela Wilson Melo.

Foi justamente devido a esta parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) que a Avosos está realizando este sonho com as novas instalações do Internamento Pediátrico da Oncologia ´Tia Ruth´ do HUSE. “São raros os países no mundo na qual a saúde pública não grita por socorro. É uma questão séria que envolve vidas e que é levada à discussão em diversas instâncias, na qual todos que puderem colaborar, e assim desejarem, estão sendo convidados”, comenta o voluntário, que há 34 anos se dedica a causa do câncer infantojuvenil.

Um dos objetivos da Avosos é contribuir para melhores condições do tratamento de crianças e adolescentes com câncer. “É preciso poupar vidas e não apenas procurar culpados. É claro que cobramos das autoridades e corremos atrás dos direitos de nossos assistidos, mas a questão vai além. A Diretoria da instituição entendeu que era preciso fazer mais, garantindo um espaço exclusivo para as crianças e os adolescentes”, informa o presidente voluntário.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, a parceria com a Avosos é um ganho de excelência para a sociedade sergipana. “Este é um momento de muita alegria em poder ver nossas crianças e adolescentes assistidas pelo Hospital de Urgência de Sergipe, que já presta um substancial serviço oncológico infantil e adulto, beneficiadas com um novo espaço. Esse momento estreita de forma muito efetiva a relação da Secretaria de Estado da Saúde com a Avosos, instituição que tem expertise e estrutura no apoio assistencial a crianças e adolescentes portadores de câncer”, revela.

Termo de Parceria

Termo Aditivo

Contrato

Links relacionados:

http://app.org.br/nota-publica/

http://www.abrace.com.br/noticias/1861-contrato-de-gestao-do-hospital-da-crianca-de-brasilia-e-renovado#.W_1tW2lv80M

http://www.abrace.com.br/noticias/1231-hospital-que-faz-a-diferenca#.W_1s82lv80M

http://www.gac.org.br/quem-somos.php