AVOSOS

Com proposta de aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil em Sergipe, a Avosos realizou capacitação sobre a relevância do Diagnóstico Precoce no Câncer Infantojuvenil para dentistas, auxiliares, médicos, enfermeiros e técnicos da Atenção Básica de Aracaju. 

Com o tema: como reconhecer os sinais e sintomas de alerta, os encontros ocorreram nos meses de agosto e setembro, contemplando 110 profissionais na área da odontologia, 132 do Programa Saúde da Família, subdivididos em 24 médicos e 118 enfermeiros e técnicos. 

As capacitações foram realizadas no auditório da instituição e apresentaram, além dos sintomas e sinais de alerta, números da realidade da doença no estado. “Nossa meta é fazer com que os profissionais, lá na ponta, identifiquem esses sinais e sintomas, encaminhe essa criança ou adolescente para nosso Ambulatório e, dessa forma, de maneira rápida e eficaz, consigamos dar uma resposta, aumentando assim, as chances de cura”, afirma o fundador presidente Wilson Melo. 

Os profissionais foram capacitados através do oncohenatologista, Dr. Richer Mota, da coordenadora de Projetos, Raquel Bezerra e da Enfermeira Patrícia Mesquita. “Ao falar sobre o Setembro Dourado e o Projeto Diagnóstico Precoce, demonstramos a importância do amor. Ao disponibilizar carinho e recursos na luta contra essa doença, se confia no tratamento. Por isso, lembro a todos que qualquer indivíduo deve exercer seu papel, ajudando na detecção precoce do câncer infantojuvenil”, aborda o pediatra. 

Dentro das atividades em alusão à campanha foram realizadas 79 visitas às unidades de saúde para distribuição de materiais educativos, cartazes e folders, nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Barra dos Coqueiros, Areia Branca, São Cristóvão, além de contemplar  45 unidades em Aracaju.

Agenda

Seguindo até o mês de dezembro, o projeto Diagnóstico Precoce vai capacitar agentes comunitários de saúde, preparando-os para identificar sinais e sintomas, bem como a maneira correta para o encaminhamento. “Graças à parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, os profissionais que trabalham na Estratégia de Saúde da Família em Aracaju receberam informações importantes sobre o câncer infantojuvenil. Atualmente em Aracaju, os encaminhamentos de crianças e adolescentes (0 a 19 anos) com suspeita de doença oncológica ocorrem através da regulação do Núcleo de Controle Avaliação e Regulação (Nucar) através do código 267 (Médico Oncologista Pediátrico – Triagem)”, enfatiza a coordenadora de projetos Raquel Bezerra. 

O Setembro Dourado é uma campanha com idealização da Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) e tem como propósito alertar a sociedade sobre os sinais e sintomas de alerta para a doença. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *