o_tupa_deus_do_brasilNesta sexta-feira(10), o maestro do Coral Cantavosos, Elias Souza dos Santos, lançará sua obra ´Ó Tupã, Deus do Brasil: O Canto Orfeônico na Escola Normal de Aracaju (1934-1971)´. O evento começa às 19h, no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), localizado na Praça General Valadão (Centro de Aracaju).

Este é o primeiro livro de Souza e é fruto da sua tese de dissertação do Mestrado em Educação, defendida em 2012 na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), sob a orientação da professora doutora Cynthia Pereira de Sousa. A programação da noite de autógrafos contará com a apresentação de um concerto coral que incluirá no repertório composições de ex-professores e ex-professoras da Escola Normal de Aracaju.

Elias_Souza“É a primeira obra em Sergipe que procura reconstituir as práticas da educação musical escolar na modalidade canto orfeônico. Espero que agrade as pessoas que se interessam por música, história da educação sergipana e pesquisa em geral”, comenta o maestro do Cantavosos e agora escritor, ressaltando que algumas canções serão entoadas pelo Coral Independente Canto Livre.

“Teremos ainda a participação de um grande coral, composto pelos membros dos Corais da Escola e Oficina de Artes Valdice Teles, do Coral Cantavosos, da Avosos, do Coral Cartavozes, do Correio e do Coral Harmonia, da Embrapa e Codevasf, que executará a música ´Canto do Pajé´, canção de caráter nacionalista produzida pelo maestro Villa-Lobos, em 1933”, informa o escritor.

Sinopse

Segundo informações da Pacto Editorial (www.pacolivros.com.br), neste livro o autor faz relações importantes entre o movimento nacional de implantação do Canto Orfeônico e as práticas instituídas no interior da Escola Normal Rui Barbosa, em Aracaju, de 1934 a 1971. Para os pesquisadores, no campo da História da Educação e da História do Ensino da Música, o livro também serve como fonte para outras investigações, se constituindo em uma contribuição rica, fértil e necessária.

A disciplina canto orfeônico no Brasil e em Sergipe; O orfeonismo em Sergipe e a fundação do instituto de música e canto orfeônico de Sergipe; Alguns aspectos das histórias de vida e percursos de formação dos(as) professores(as) de canto orfeônico; As práticas da disciplina canto orfeônico na escola Normal de Aracaju (1934-1971).