2Na manhã desta segunda(2), 52 estudantes do 4° período em Medicina pela Universidade Tiradentes (Unit) visitaram a sede da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia (Avosos), acompanhados pela professora Ana Célia Góes. A psicóloga da instituição, Raquel Bezerra, destacou momentos marcantes da história da Associação, especialmente no que diz respeito ao voluntariado. Além disso, falou sobre a importância do profissional de Medicina no combate ao câncer e do atendimento multidisciplinar.

A psicóloga informou que todos os semestres uma nova turma de alunos em Medicina visita a Avosos. “Eles buscam conhecer um pouco da realidade da oncologia em nosso Estado e também a nossa instituição. É um momento de boas-vindas e acolhimento aos futuros médicos. Buscamos trazer novas informações para eles na área de saúde”, pontua.

Ana_CeliaSegundo a professora Ana Célia Góes, a Avosos proporciona um aprendizado importante ao meio acadêmico. “Já tem seis anos que a Unit traz estudantes de Medicina para a Avosos como forma de buscar novos ensinamentos. Normalmente são alunos do segundo ano do curso e eles visitam outras instituições também, mas os serviços oferecidos pela Avosos proporcionam um aprendizado qualificado”, garante a educadora.

Ao final da palestra foi realizada uma visita às instalações da entidade, com o apoio da assistente social Sara Mônica Andrade. Dois fundadores da Avosos, Wilson Melo e Jeane Vieira, prestigiaram o encontro, como forma de motivar os futuros profissionais de saúde. “Tia Ruth é nossa maior inspiração, mas há voluntários que estão desde o início e são modelos também, a exemplo de Seu Wilson e Dona Jeane. São anos de dedicação e amor à causa”, lembra a psicóloga da Avosos.

5A estudante Denise Miranda saiu satisfeita do encontro e cheia de motivação para sua carreira profissional. “Sou coordenadora de Pesquisa e Extensão do nosso Centro Acadêmico e lá também temos atividades voluntárias. Eu já conhecia a instituição pela campanha de doação de cabelo e admiro o trabalho desta entidade. Na Unit acabamos de fazer o módulo de oncologia e também visitamos ao setor de oncologia do HUSE [Hospital de Urgência de Sergipe]. O aprendizado foi intenso aqui hoje na Avosos”, comemora Miranda.

O estudante Luiz Henrique, que nunca tinha visitado a sede da Associação, revelou que a partir deste momento passa a ter uma visão mais ampla sobre o assunto. “A questão da oncologia, especialmente na área pediátrica, é muito mais delicada e exige uma atenção maior do médico. E não somente do médico, mas da equipe multidisciplinar: fonoaudiologa, fisioterapeuta, assistente social, enfermeira e outros profissionais. É importante esta integração entre as modalidades da saúde para que a criança receba atenção e tratamento adequado”, revela o futuro médico.

 

[huge_it_gallery id=”5″]