Nesta segunda(24), estudantes do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) saíram encantos da visita à sede da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos). Acompanhados pela professora Ana Célia Góes, eles assistiram a uma palestra com o presidente da instituição, Wilson Melo, e conheceram as instalações da casa de apoio, guiados pela assistente social Sara Mônica e pela voluntária Judy Campos.

A estudante Beatriz Paraízo Dantas Braz revela que a visita a Avosos foi muito importante para os estudantes de Medicina. “Não somente por conhecer a estrutura de um dos lugares de maior referência no combate ao câncer, mas sobretudo pelo trabalho humano realizado tanto nos pacientes como nas suas famílias. Isso com certeza foi o que mais me marcou na visita”, comenta.

A professora informa que os estudantes estavam com uma grande expectativa de conhecer uma ONG que tratasse do câncer infantil. “É muito importante para eles vivenciarem esta realidade. No total foram 56 estudantes do segundo ano de Medicina que puderam, além do conhecimento, despertar para algo nesta área. Saber formas de como ajudar o próximo e a importância do trabalho voluntário. Agradeço muito a Avosos pela oportunidade”, pontua Ana Célia.

O presidente da Avosos reviveu a história da instituição, falou sobre as instalações da casa, sobre a força do trabalho voluntário e dos profissionais, bem como sobre a contribuição da Associação para a modificação positiva do quadro do câncer infantojuvenil no Estado de Sergipe. “Fico muito feliz em poder compartilhar minha experiência de 34 anos nesta área. Nosso foco é a criança e o adolescente com câncer e destaco a importância do diagnóstico precoce. A cura não é direcionada apenas à doença: cura-se a tristeza, o sofrimento, a ansiedade e tantos outros sentimentos”, informa Wilson Melo.

Galeria de fotos no Flickr: www.flickr.com/avosos_se