Celebrado em 23 de novembro, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), trouxe uma programação especial aos pacientes em tratamento. Eles tiveram a oportunidade de participar do Projeto Ciranda Interativa.

A data é idealizada através da Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) e tem como proposta reforçar a importância dos cuidados com a saúde de crianças e adolescentes.

A ação contou com atendimentos nas áreas da Nutrição, Odontologia, Psicologia, Farmácia, Enfermagem, Pedagogia, Fisioterapia e Serviço Social, com foco na contribuição do bem estar, acompanhamento e qualidade de vida dos assistidos.

“É fundamental os pais e responsáveis ficarem atentos aos sinais e sintomas, contribuindo com o diagnóstico precoce e, dessa forma, aumentando as chances de cura. Esse dia traz um reforço na sociedade para os cuidados com a saúde das crianças e dos adolescentes ”, afirma o fundador e presidente, Wilson Melo.

O corpo de voluntários também fez parte das atividades, sendo o suporte da Equipe Multidisciplinar nos atendimentos, acolhimento, lanche, entre outras atividades. O Câncer Infantojuvenil é a principal causa de óbitos por doença até os 19 anos, de acordo com dados do Instituto do Câncer (Inca). Ainda de acordo com o órgão, o diagnóstico precoce é responsável no aumento da chance de cura para crianças e adolescentes.

“Por serem sintomas comuns e frequentes, é preciso ter cuidado e atenção para qualquer situação fora do normal, do dia a dia daquela criança, daquele adolescente”, ressalta o Onco-hematologista Richer Mota.

Hospital do Ursinho 

A novidade para esse ano foi a participação de alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe, com o “Hospital do Ursinho”, ação voltada para pacientes até 12 anos.

Eles participaram de uma cerimônia onde o coração do urso foi inserido, o ato de “dar a vida” e, no auditório, passaram por seis estações, sendo os cuidadores do urso, nesse processo de tratamento.

Ao acompanhar o filho durante todo o dia, Aline ressalta a relevância do DNCCI. “Um dia de extrema alegria, carinho e cuidado. Sou grata por toda a atenção que a Casa Tia Ruth  presta ao meu filho”, elenca.

 

GALERIA