A alimentação nas fases da infância e adolescência tem importante papel e influência no desenvolvimento. E quando existe a confirmação do diagnóstico de câncer ou doença hematológica, os cuidados passam a ter maior atenção.

De acordo com especialistas, em alguns casos, pacientes acometidos por essas doenças podem apresentar vários sintomas que levam a desnutrição, além dos efeitos colaterais causados durante a terapia, como náuseas, falta de apetite, entre outras reações, que afetam diretamente o estado nutricional, podendo repercutir na resposta ao tratamento. Por esses motivos, o acompanhamento nutricional é importante para a qualidade de vida.

Na Casa Tia Ruth de Apoio, os assistidos recebem, no período de estadia, seis refeições por dia. Elas seguem protocolos de preparo seguro dos alimentos, uma vez que nossos pequenos pacientes tendem a ter a imunidade mais baixa e podem estar mais suscetíveis a infecções durante o tratamento.

Na cozinha, as equipes de profissionais e voluntários preparam as refeições com muito amor e dedicação. As crianças e adolescentes também são acompanhados periodicamente para avaliação nutricional.

A manutenção e preservação do estado nutricional, é importante para proporcionar melhor resposta durante o tratamento, além de ser um aliado no crescimento e desenvolvimento adequado de crianças e adolescentes durante e após a terapia.

O atendimento especializado e individualizado com a nutricionista, além do valor clínico, proporciona apoio à família, auxiliando a minimizar os efeitos colaterais do tratamento e, assim, melhorar a vida do paciente durante todas as fases.