Na manhã desta quarta (18), o presidente voluntário da Avosos, Wilson Melo, reuniu a equipe da instituição para discutir a pauta Coronavírus (Covid-19) e já adotar as medidas de segurança em prol dos assistidos pela Casa Tia Ruth de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer que estão em tratamento e fora dele, bem como voluntários e funcionários da instituição. “Devido à baixa imunidade de nossos assistidos, adotamos diversas medidas de segurança, sem deixar de garantir um atendimento para os casos urgentes”, informa o fundador.

As medidas adotadas seguem as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), ao anunciar a pandemia do Coronavírus (Covid-19). “Iremos adotar certas medidas inicialmente pelo prazo de 15 dias e, a depender do quadro no nosso Estado, iremos nos adequando às novas orientações locais. É um momento de crise e devemos ficar unidos em pensamento para que a saúde mundial seja reestabelecida”, pontua Wilson Melo.

Assim, ficam suspensas: visitas rotineiras à sede da Associação dos Voluntários a Serviço de Oncologia em Sergipe; Curso para novos voluntários; atendimentos que não sejam caracterizados pelo médico como urgentes por parte da Equipe Multidisciplinar; atividades voluntárias no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e na Casa Tia Ruth de Apoio. “Teremos uma equipe de plantão, sobreaviso, para entrega de cestas básicas e remédios em dias determinados pelo Setor de Serviço Social da Avosos. Serão permitidas hospedagens na Casa Tia Ruth de Apoio de pacientes em tratamento que sejam caracterizados pelo médico como urgentes. Disponibilizamos o telefone/whatsapp (79) 99145-1333 para quais dúvidas e solicitações dos acompanhantes de nossos assistidos”, destaca o voluntário.

Durante este período, quem desejar fazer alguma doação para a Avosos deve realizar transferência bancária. “Restringimos também a atuação dos nossos mensageiros nesta época, mas continuamos recebendo doações por meio de nossas contas bancárias. No nosso site há todos os números disponíveis e a forma de colaborar também: avosos.org.br”, comenta o presidente.

Ainda segundo informações de Wilson Melo, foi suspensa também a abertura do Ambulatório de Triagem para casos suspeitos de câncer infantojuvenil, conforme divulgado anteriormente que seria no próximo mês de abril. “De todo modo, o Setor de Serviço Social da Avosos continua atendendo aos casos suspeitos encaminhados pelos médicos do HUSE para agilizar o diagnóstico precoce”, informa o fundador.