Faça parte dessa corrente através das casas de apoio e instituições do seu estado

Você sabia que por ano ocorre mais de 12 mil novos casos de câncer infantojuvenil no Brasil? E é diante desse alarmante dado que, a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC e suas 54 filiadas espalhadas por todo o território nacional entram em campo, durante este mês, com a campanha Setembro Dourado, que segue até o dia 30.

Com trabalhos desenvolvidos o ano todo pelas filiadas de apoio à criança e adolescente com câncer, a CONIACC dedica o mês de setembro para campanha e ações de alerta sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Além de alertar aos pais e responsáveis sobre detalhes quem na maioria das vezes, passam despercebidos no dia-a-dia, as ações do Setembro Dourado visam diminuir a taxa de mortalidade ressaltando a relevância do diagnóstico precoce e o tratamento prévio como fatores essenciais à cura.

Através do diagnóstico antecipado, segundo pesquisas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em torno de 80% dos pacientes acometidos pela doença poderão ser tratados adequadamente com a descoberta feita ainda no início. Apesar dos dados, segundo a Sociedade brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE, a taxa de cura ainda deixa a desejar mediante a descoberta tardia.

Ainda de acordo com o INCA, da mesma forma que acontece em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer está como primeira na lista das causas de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afeta os glóbulos brancos), os do sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

Para o presidente da CONIACC, Rilder Campos, há uma necessidade real e imediata de se falar sobre o diagnóstico precoce. “É muito importante que a sociedade no geral crie uma cultura de atenção voltada para o câncer infantojuvenil. O câncer acomete todas as classes sociais, sem distinções, portanto torna-se um problema de todos, de toda a sociedade e é através do diagnóstico precoce que a cura se torna possível”, enfatiza Rilder Campos.

Sinais de alerta do câncer infantojuvenil

Palidez progressiva; sangramentos ou manchas roxas sem relação com traumas; febre prolongada sem causa definida; vômitos e dores de cabeça persistentes, principalmente pela manhã; alteração da marcha ou da visão ou diminuição da força em pernas ou braços; caroços em qualquer lugar do corpo; ínguas; dores no corpo que não passam e atrapalham as atividades das crianças e brilho branco nos olhos em fotografia com flash. A constatação destes sinais não significa que a criança tem câncer, mas que precisa ser avaliada por um especialista em oncologia pediátrica.

Ação Infância e Vida

A CONIACC e o Banco do Brasil promovem também no mesmo período do Setembro Dourado, a 4ª edição da campanha Ação Infância e Vida que mobiliza sociedade no geral, correntistas, funcionários, aposentados, voluntários e empresas parceiras do BB para apoiar as instituições que lutam pela visibilidade e pela cura do câncer infantojuvenil em todo o País. É considerada uma das mais importantes do Brasil para a divulgação de informações sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e a realização do diagnóstico precoce da doença.

O objetivo da mobilização é arrecadar doações de recursos financeiros para fortalecer o sistema de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer. Essas instituições proporcionam aos pacientes e suas famílias, que vivenciam situação de vulnerabilidade física e emocional, acolhimento, carinho, atenção e apoio psicológico.

Você pode doar em reais, pontos Livelo, Dotz e Pontos para Empresa. Acesse:  bb.com.br/infanciaevida

Banco: 001
Agência: 2870-3
C/C: 33000-0
CNPJ: 10.807.169/0001-01

Fonte: Ascom Coniacc