//Campanha Setembro Dourado segue com ações de combate ao câncer infantojuvenil por todo Brasil 

Campanha Setembro Dourado segue com ações de combate ao câncer infantojuvenil por todo Brasil 

Faça parte dessa corrente através das casas de apoio e instituições do seu estado

Você sabia que por ano ocorre mais de 12 mil novos casos de câncer infantojuvenil no Brasil? E é diante desse alarmante dado que, a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC e suas 54 filiadas espalhadas por todo o território nacional entram em campo, durante este mês, com a campanha Setembro Dourado, que segue até o dia 30.

Com trabalhos desenvolvidos o ano todo pelas filiadas de apoio à criança e adolescente com câncer, a CONIACC dedica o mês de setembro para campanha e ações de alerta sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Além de alertar aos pais e responsáveis sobre detalhes quem na maioria das vezes, passam despercebidos no dia-a-dia, as ações do Setembro Dourado visam diminuir a taxa de mortalidade ressaltando a relevância do diagnóstico precoce e o tratamento prévio como fatores essenciais à cura.

Através do diagnóstico antecipado, segundo pesquisas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em torno de 80% dos pacientes acometidos pela doença poderão ser tratados adequadamente com a descoberta feita ainda no início. Apesar dos dados, segundo a Sociedade brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE, a taxa de cura ainda deixa a desejar mediante a descoberta tardia.

Ainda de acordo com o INCA, da mesma forma que acontece em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer está como primeira na lista das causas de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afeta os glóbulos brancos), os do sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

Para o presidente da CONIACC, Rilder Campos, há uma necessidade real e imediata de se falar sobre o diagnóstico precoce. “É muito importante que a sociedade no geral crie uma cultura de atenção voltada para o câncer infantojuvenil. O câncer acomete todas as classes sociais, sem distinções, portanto torna-se um problema de todos, de toda a sociedade e é através do diagnóstico precoce que a cura se torna possível”, enfatiza Rilder Campos.

Sinais de alerta do câncer infantojuvenil

Palidez progressiva; sangramentos ou manchas roxas sem relação com traumas; febre prolongada sem causa definida; vômitos e dores de cabeça persistentes, principalmente pela manhã; alteração da marcha ou da visão ou diminuição da força em pernas ou braços; caroços em qualquer lugar do corpo; ínguas; dores no corpo que não passam e atrapalham as atividades das crianças e brilho branco nos olhos em fotografia com flash. A constatação destes sinais não significa que a criança tem câncer, mas que precisa ser avaliada por um especialista em oncologia pediátrica.

Ação Infância e Vida

A CONIACC e o Banco do Brasil promovem também no mesmo período do Setembro Dourado, a 4ª edição da campanha Ação Infância e Vida que mobiliza sociedade no geral, correntistas, funcionários, aposentados, voluntários e empresas parceiras do BB para apoiar as instituições que lutam pela visibilidade e pela cura do câncer infantojuvenil em todo o País. É considerada uma das mais importantes do Brasil para a divulgação de informações sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e a realização do diagnóstico precoce da doença.

O objetivo da mobilização é arrecadar doações de recursos financeiros para fortalecer o sistema de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer. Essas instituições proporcionam aos pacientes e suas famílias, que vivenciam situação de vulnerabilidade física e emocional, acolhimento, carinho, atenção e apoio psicológico.

Você pode doar em reais, pontos Livelo, Dotz e Pontos para Empresa. Acesse:  bb.com.br/infanciaevida

Banco: 001
Agência: 2870-3
C/C: 33000-0
CNPJ: 10.807.169/0001-01

Fonte: Ascom Coniacc

2018-09-18T16:45:09+00:00 10/09/2018|Notícias|