Durante o mês de setembro, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) realiza a campanha Setembro Dourado, mês de conscientização da luta sobre o Câncer Infantojuvenil. A ação é liderada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) foi criada para alertar profissionais da saúde, pais, educadores e sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos, contribuindo com a sua detecção e tratamento.

A Campanha tem apoio institucional da Sociedade de Pediatria de Sergipe (Sosepe); do Ministério Público de Sergipe (MPSE) e das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde (SMS) e (SES). Falar sobre câncer infantojuvenil é, sobretudo, falar sobre tempo. O câncer, nesta faixa etária, além de ser confundido com os sintomas de doenças comuns, desenvolve-se rapidamente. Logo, quanto antes diagnosticado, as chances de cura do paciente são maiores.

A revista MEDICINA S/A na edição de 20/07/2023 apresenta uma matéria com o tema: “Mais de 60% dos pacientes no Brasil são diagnosticados tardiamente. É o que mostra os dados do Ministério da Saúde (MS), compilados e analisados pelo o Instituto Oncoguia, organização sem fins lucrativos que atua na defesa dos direitos dos pacientes com câncer. Todas as informações estão disponíveis na plataforma Radar do Câncer, mantida e atualizada pela instituição, considerando dados levantados entre 2008 a 2021”.

Realidade da Avosos

Observando a realidade da Avosos dos últimos anos, podemos verificar no banco de dados da instituição entre os anos de 2012 e 2020, que das 477 crianças e adolescentes com o diagnóstico de câncer nesse período, 47,6% (227) vieram a óbito. Desses casos, 59,0% (134), a morte ocorreu entre o 1° e 12° mês do cadastro, ou seja, antes de ter a possibilidade de concluir adequadamente o tratamento, fato relevante para se pensar em diagnóstico tardio.

Geralmente, quanto maior é o atraso do diagnóstico, mais avançada é a doença, menores são as chances de cura e maiores serão as sequelas decorrentes do tratamento mais agressivo.

A Avosos está imbuída em mobilizar gestores e atores envolvidos, diretamente e indiretamente com a causa do Câncer Infantojuvenil, visando fortalecer as ações que venham contribuir com os dados mencionados acima.

Sinais e sintomas

A detecção do Câncer Infantojuvenil é realizada através de exames, entretanto, existem alguns sinais e sintomas que precisam ser analisados. São eles:

Palidez sem explicação; perda de peso sem motivo; manchas roxas ou sangramento no corpo sem machucado; vômitos acompanhados de dor de cabeça, dificuldades na visão ou perda de equilíbrio; surgimento de caroços em qualquer parte do corpo, principalmente na barriga; dores nos ossos e nas juntas, febre prolongada de causa não identificada, entre outros.

Programação

A preparação para a Campanha Setembro Dourado tem início no mês de agosto, quando a equipe da Avosos realiza a entrega de materiais informativos (cartazes e folders) sobre o Câncer Infantojuvenil para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce.

Os municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Areia Branca e São Cristóvão receberão a visita dos profissionais da instituição nas unidades Básicas de Saúde.  As demais cidades vão receber através de correspondência os materiais de divulgação.

No dia 20, os profissionais da saúde do município de Cumbe vão receber a capacitação sobre sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce no Câncer Infantojuvenil.

Já nos dias 21 e 28, acontecerá no auditório da Avosos, uma palestra com o tema: “diagnóstico precoce do Câncer infantojuvenil: conhecendo os sinais e sintomas de alerta” com o Oncologista Pediatra Richer Mota. As inscrições são gratuitas com direito a certificado e coffee break. Informações podem ser obtidas através dos contatos (79) 3212-4700/4731 ou 98172-9166.