O atendimento humanizado para crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas no estado de Sergipe ganhou um reforço com a inauguração da Casa Paliativa Lar dos Sonhos. A cerimônia foi realizada na manhã desta terça-feira (23) e contou com a presença de autoridades, voluntários, funcionários, assistidos e familiares.
A implantação realizada através da Associação dos Amigos a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) tem como proposta oportunizar um acompanhamento especializado aos pacientes fora de possibilidades terapêuticas de cura. O local vai disponibilizar acomodações para até duas famílias e fez parte da comemoração dos 37 anos da instituição.
Na oportunidade, o fundador presidente voluntário, Wilson Melo, abordou a relevância da implantação do Lar dos Sonhos no processo de cuidados paliativos pediátricos.
“Mais um degrau e com ele, aumenta nosso compromisso de seguir contribuindo com a qualidade de vida dos nossos pacientes, desde a detecção, no diagnóstico precoce, até os que precisarem deste espaço. O Lar dos Sonhos é uma iniciativa que integra os voluntários, a equipe multidisciplinar da instituição, os médicos paliativistas e o corpo de funcionários. Todos com um mesmo sentimento – cuidar das crianças e adolescentes que chegam na Casa de Apoio Tia Ruth”, disse.
O espaço conta com a colaboração dos voluntários, distribuídos em variados setores da instituição. “O trabalho do voluntário na instituição é essencial, desde o início, eles contribuem de maneira ativa com todas as ações. No Lar dos Sonhos, eles vão ser o suporte para os pacientes e as famílias. Um dia representativo para nossa instituição”, aborda a presidente de Honra Jeane Vieira Melo.
Estrutura da Casa Paliativa
O espaço da Casa Paliativa Lar dos Sonhos foi adaptado e fica localizado dentro das instalações da Casa Tia Ruth/Avosos. A reforma contou com a doação realizada através dos contribuintes e empresas parceiras. As casas receberam o nome de “Acalento” e “Esperança”.
Cada paciente acompanhado dispõe de uma estrutura composta por 02 quartos com banheiros, cozinha, sala de estar, área de serviço e uma ampla varanda para lazer e socialização.
Além das adaptações para atender com qualidade e conforto pacientes e familiares, a Casa Paliativa Lar dos Sonhos dispõe de ambientação especializada para proporcionar bem-estar para os moradores, uma exímia demonstração de carinho e empenho em cada detalhe.
O local vai estar aberto todos os dias e os pacientes instalados dispõe de suporte profissional nas áreas da medicina paliativa pediátrica, enfermagem, serviço social, psicologia, nutrição, fisioterapia, odontologia, farmácia, fonoaudiologia e pedagogia.
De acordo com a coordenadora de projetos, Raquel Bezerra, implementar os Cuidados Paliativos na instituição foi um processo fundamental para melhorar o bem-estar do paciente e seus familiares diante da progressão da doença, reduzindo o sofrimento físico, emocional e espiritual. “A equipe multidisciplinar da Avosos e voluntários já desenvolvem um acompanhamento humanizado pautado no acolhimento e atendimento das necessidades do paciente e seus familiares. Com a inauguração do Lar dos Sonhos, o paciente em situação avançada de doença poderá residir com seus familiares nas instalações da Casa Paliativa, vindo a receber um cuidado integral para controle dos sintomas em um ambiente confortável e acolhedor. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida, proporcionando mais vida aos dias do paciente”, enfatiza.
O evento de inauguração contou com a participação do coral CantAvosos, do balé, formado por assistidas e do padre Adan Maurício, responsável por realizar o momento religioso e a bênção da Casa Paliativa.
Galeria de fotos