O Outubro Rosa é um movimento comemorado mundialmente que visa alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, na década de 90, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Como forma de promover a sensibilização sobre essa doença, considerada a forma mais comum entre as mulheres e o segundo tipo com maior incidência no mundo, o Centro de Oncologia recomenda:

1.    Pratique atividade física regularmente. Saia do sedentarismo!                                                       

Faça exercício aeróbico. Caminhada de 30 minutos, pelo menos três vezes por semana, é uma boa opção.

Procure um profissional da área para pedir orientação na escolha da atividade física e acompanhamento para ter uma prática mais adequada.

 

2.    Mantenha uma alimentação equilibrada rica em frutas, verduras e legumes                                                              

Lentilha, feijão branco e grão-de-bico são algumas leguminosas que ajudam a prevenir o surgimento de compostos cancerígenos.

 

3.    Não fume!      

O cigarro contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, que levam a uma série de doenças, entre elas o câncer. Embora, geralmente, os fumantes desenvolvam câncer no sistema respiratório e digestório, estudos apontam que mulheres tabagistas podem ter até 60% mais risco de desenvolverem câncer de mama.

 

 

4.    Realize o autoexame das mamas

O autoexame é uma maneira importante de a mulher conhecer o próprio corpo e perceber possíveis alterações, mas, muitas vezes, o tumor não consegue ser percebido apenas através do toque, especialmente na fase inicial. Procure um especialista!

 

5.    Mulheres acima de 40 anos precisam fazer a mamografia

Principalmente aquelas que têm histórico da doença na família.

 

Continue acompanhando nosso site e fique por dentro das ações!

 

Informações da enfermeira  Ivelaine Dória
Coordenadora do Centro de Oncologia da Avosos

Mais notícias: Centro de Oncologia da Avosos inicia campanha Outubro Rosa