As visitas domiciliares fazem parte da rotina do Setor de Serviço Social da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (AVOSOS). É nesta ida da equipe aos lares das crianças e adolescentes assistidos que a instituição pode ter acesso in loco, ainda mais de perto, às reais necessidades de cada família, que é justamente o foco do trabalho humanizado que vem sendo cultivado por voluntários e funcionários ao longo de 35 anos de história.

“Visitamos preferencialmente os pacientes que estão em tratamento contra o câncer, mas também vamos à casa dos demais assistidos visando contribuir para uma melhor qualidade de vida dos pacientes assistidos pela instituição. As demandas que surgem dessas visitas são passadas à Diretoria, que avalia caso a caso o que é possível ampliar para que o assistido tenha o melhor apoio ao tratamento”, informe a assistente social da instituição, Sara Mônica Andrade.

A depender da necessidade do assistido, o Serviço Social convida um voluntário ou outro profissional da Equipe Multidisciplinar da AVOSOS para ir junto: psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista, pedagoga, cirurgiã-dentista. As fotos mostram as visitas feitas a Davi Monteiro Nascimento (2), Enzo Gabriel da Silva Santos (4), Kamilly Vitoria Santos (5), Ketelyn Mariana Porto Meneses (15), Nycolas Pinheiro Rodrigues (11) e Yasmin Keylla Conceição (2), nas quais a assistente social da instituição foi acompanhada pela psicóloga Raquel Bezerra.

Segundo o fundador e presidente da AVOSOS, Wilson Melo, o trabalho de visita domiciliar é realizado desde a fundação da instituição, quer seja levando um acolhimento, uma palavra de conforto ou mesmo orientações técnicas. “Apesar do período de pandemia pela Covid-19, a AVOSOS sustentou seu trabalho em todos os momentos, sempre mantendo os protocolos de segurança previstos e garantindo o apoio ao tratamento de crianças e adolescentes com câncer, bem como seus acompanhantes. Sempre que o paciente precisou de algo a AVOSOS esteve junto: remédios, fraldas, alimentação, soro e outros”, informa o voluntário.