Nesta terça(29), no auditório da Avosos, acontece o Bate-papo Outubro Rosa, com foco nas mulheres pacientes do Centro de Oncologia da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe.

Será a partir das 8 horas, com Dra. Ana Cecília G. Franco (Medicina Integrativa) e Andreza Coutinho (Coach em relacionamento e sexualidade). Também durante o evento as participantes receberão um material com dicas da nutricionista Marcelle Wanderley sobre o tema ´Nutrientes que previnem e tratam o câncer de mama´.

Segundo a enfermeira Ivelaine Dória, o evento surgiu com intuito de despertar nas pacientes uma consciência sobre o corpo e a mente, incluindo os aspectos para uma qualidade de vida e bem-estar. “Além disso, precisamos quebrar o tabu sobre sexualidade, um tema pouco abordado pela equipe, fazendo-se necessário trazer orientações para que possamos ajuda-las a redescobrir a sensualidade, aumentando a autoestima e voltar a terem um relacionamento e vida sexual saudáveis”, informa a profissional.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento comemorado mundialmente que visa alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, na década de 90, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

E como forma de promover a sensibilização sobre essa doença, considerada a forma mais comum entre as mulheres e o segundo tipo com maior incidência no mundo, o Centro de Oncologia da Avosos aderiu mais uma vez à campanha.