Chegou o mês de Setembro e mais uma vez a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (AVOSOS) abraça o Setembro Dourado, que é uma campanha idealizada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc). O objetivo é chamar a atenção, em todo o Brasil, sobre a importância do diagnóstico precoce para uma boa evolução do tratamento do câncer infantojuvenil, por meio da divulgação ampla dos sinais e sintomas mais comuns de suspeita da doença. Em Sergipe, somam-se à causa: Ministério Público de Sergipe, por meio do Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Infância e Adolescência; TV Sergipe; Secretaria Estadual de Saúde (SES/Governo de Sergipe) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Prefeitura de Aracaju).

“Durante todo mês vamos intensificar a divulgação dos sinais e sintomas de suspeita do câncer, na intenção de orientar, principalmente, os pais no reconhecimento desses sintomas. O câncer Infantojuvenil tem maiores chances de cura quando descoberto rapidamente, e o paciente passa por procedimentos menos invasivos e dolorosos”, informa a psicóloga Raquel Bezerra, coordenadora do Projeto Diagnóstico Precoce da AVOSOS.

O presidente da AVOSOS, fundador Wilson Melo, que tem acompanhado de perto há 37 anos diversas histórias de crianças e adolescentes com câncer, ressalta que um dos grandes desafios para o diagnóstico precoce é a identificação dos sintomas, que se confundem com os de outras doenças. “Os pais, avós, tios, professores, enfim, cuidadores de crianças e adolescentes precisam ficar alertas e observar alguns desses sintomas de suspeita. Na dúvida, é importante ainda consultar sempre uma segunda opinião médica. Quem precisar de ajuda, orientação, apoio, pode procurar a AVOSOS, pois esta é a nossa missão”, pontua o fundador da instituição.

“O Setembro Dourado existe há cerca de 12 anos, porém não havia uma comunicação unificada, onde cada filiada da CONIACC elaborava sua campanha própria. Por meio deste projeto conjunto, conseguimos associar a imagem das quatro mascotes às informações e cuidados sobre a doença, destacando, em 2022, a mensagem Acredite! Os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil existem de verdade”, explica a presidente da CONIACC, Teresa Cristina Cardoso Fonseca, que também é médica especialista em Hematologia e Oncologia.

Câncer Infantojuvenil

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), anualmente, cerca de 12.800 casos novos em menores de 19 anos são diagnosticados no Brasil por ano. Quando a doença é descoberta em fases iniciais, as chances de cura podem chegar a mais de 80%. Além do diagnóstico precoce, outras ações são fundamentais para esses resultados, como o tratamento em centro de referência e o apoio social. E é acreditando nisso que a AVOSOS desenvolve seu trabalho, oferecendo suporte e assistência integral a crianças e adolescentes com câncer e suas famílias.

Ambulatório de Triagem da AVOSOS

Para fornecer uma melhor estrutura para o diagnóstico precoce, a AVOSOS mantém seu Ambulatório de Triagem. O espaço humanizado fica localizado na sede da instituição e recebe crianças de 0 a 19 anos de idade com sinais e sintomas de suspeita, que vieram encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. Por meio deste Ambulatório, a AVOSOS disponibiliza consulta com pediatra e todos os exames de forma gratuita para investigação desses sinais e sintomas para confirmação ou não do câncer infantojuvenil. “Ao longo desses 35 anos, a gente percebe que o câncer de criança avança muito mais rápido, o que pode deixar muitas sequelas e algumas vão a óbito, porque chegam para o início do tratamento em estágio avançado. Se a gente identifica a doença no seu estágio inicial, a gente diminui bastante tudo isso”, revela Wilson Melo. A partir da criação de Ambulatório, pacientes pediátricos com suspeita de câncer começaram a ser regulados via Núcleo de Controle, Avaliação e Regulação (Nucar/SMS) e encaminhados para atendimento no local, possibilitando qualificar ainda mais o atendimento pediátrico oferecido pela Rede de Atenção Primária do município de Aracaju.