Durante todo o mês de setembro, a Associação do Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) esteve desenvolvendo uma série de ações referentes à campanha Setembro Dourado, realizada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc). Dentre as ações esteve a entrega de kits informativos para as equipes nas Unidades de Saúde de Sergipe, que foi realizada com abordagem segura e adequada à nova situação de pandemia anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Outra mudança de ação adequada a este momento de pandemia foi uma divulgação ainda maior da campanha Setembro Dourado nas redes sociais da Avosos, no site da instituição, na Imprensa em geral, via mídia indoor, mídia LED e busdoor. “A equipe Avosos produziu um belo vídeo institucional sobre os sinais e sintomas, vídeos com depoimentos de mães, médicos, jovens curados… Conseguimos atingir nosso objetivo, que é levar esta mensagem ao maior número de pessoas possível, pois o câncer não espera. Além disso, o câncer infantojuvenil precisa de uma percepção rápida dos profissionais dos postos de saúde e foi por isso que realizamos a distribuição dos kits informativos”, informa o presidente da Avosos, fundador Wilson Melo.

Segundo informações da psicóloga da Casa Tia Ruth de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer, Raquel Bezerra, a campanha Setembro Dourado teve, em edições anteriores, diversas ações presenciais, a exemplo de palestras, reuniões, simpósios e workshops. Esse ano, por conta da pandemia, a Avosos remodelou as ações de modo a manter a divulgação dos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. “Setembro é um mês de alerta e que reforça a importância do diagnóstico precoce. A forma mais segura foi distribuir o material específico para os médicos e enfermeiros em diversas Unidades Básicas de Saúde do Estado de Sergipe, evitando panfletagem e aglomeração de pessoas. A ideia foi divulgar a campanha Setembro Dourado para o maior número de profissionais e para que eles pudessem conhecer também o nosso Ambulatório de Triagem”, revela a profissional.

O material distribuído, ainda segundo informações de Wilson Melo, diz respeito especialmente ao Projeto Diagnóstico Precoce, direcionado aos profissionais de saúde. “Dois funcionários da Avosos foram pessoalmente ter uma conversa com a Gerência de cada posto, levando o material de divulgação sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil para que os médicos possam ter maior conhecimento a respeito do câncer infantojuvenil e para que assim possam fazer o encaminhamento adequado para o nosso Ambulatório de Triagem. Nesse sentido, seguindo todas as orientações de segurança determinados pela OMS, a Avosos visitou 107 postos de saúde de municípios como Aracaju, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, São Cristóvão, Maruim e Nossa Senhora do Socorro. Além disso, fizemos a distribuição de camisas referentes à campanha e a receptividade ao material foi muito boa. A equipe de saúde recebeu a Avosos com muita alegria”, pontua o voluntário.

O profissional de Saúde que desejar o material informativo sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil pode entrar em contato com a Avosos pelo telefone: (79) 98172-9166.

Saiba mais: Setembro Dourado: laços de amor no combate ao câncer infantojuvenil