Uma parceria com a Fundação de Cultura Aperipê de Sergipe (Funcap) vai levar aos sergipanos informações sobre o diagnóstico precoce do Câncer Infantojuvenil. O programa Setembro Dourado vai estrear no dia 31 de agosto, através das ondas do rádio.

O intuito do programa é disseminar informações sobre os cuidados com sinais e sintomas de câncer na infância e adolescência. A atração vai ser veiculada na rádio, através da frequência 106,1Mhz e no aplicativo RádiosNet.

“A sociedade necessita de informação da importante chance de cura quando o diagnóstico é realizado de maneira rápida. Esse programa é mais uma oportunidade de levarmos o tema para debate. Uma importante parceria”, afirma o presidente da Avosos Wilson Melo.

O programa vai ser apresentado pelo jornalista Emerson Emídio, a partir das 20h. nos seguintes dias – 31 de agosto, 14, 21 e 28 de setembro. “Nossa equipe está de portas abertas para esse mês que tem a função de conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce. E o rádio cumpre um papel de extrema relevância. Uma iniciativa inovadora e fundamental”, ressalta a coordenadora de projetos da Avosos, Raquel Bezerra.

Mobilização 

A Campanha Setembro Dourado é liderada através da  Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) e foi criada para alertar profissionais da saúde, pais, educadores e sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos, contribuindo com a sua detecção e tratamento.

A Campanha tem apoio institucional da Sociedade de Pediatria de Sergipe (Sosepe); do Ministério Público de Sergipe (MPSE) e das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde (SMS) e (SES). Falar sobre câncer infantojuvenil é, sobretudo, falar sobre tempo. O câncer, nesta faixa etária, além de ser confundido com os sintomas de doenças comuns, desenvolve-se rapidamente. Logo, quanto antes diagnosticado, as chances de cura do paciente são maiores.