Um lugar regado a amor, carinho e acolhimento: essa é a proposta da Casa Paliativa Lar dos Sonhos, projeto da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos). O local vai disponibilizar acomodações para até duas famílias.
A construção da estrutura física surgiu da necessidade de ampliar a assistência, disponibilizando benefícios para o paciente fora de possibilidades terapêuticas curativas.
O espaço que foi adaptado fica localizado dentro da Casa Tia Ruth/Avosos e passou por uma reforma que contou com a doação dos contribuintes e empresas parceiras. Cada família poderá usufruir de uma estrutura composta por 02 quartos com banheiros, cozinha, sala de estar, área de serviço e uma ampla varanda para lazer e socialização.
Além das adaptações para atender com qualidade e conforto pacientes e familiares, a Casa Paliativa Lar dos Sonhos dispõe de ambientação especializada para proporcionar bem-estar para os moradores, uma exímia demonstração de carinho e empenho em cada detalhe.
Com a implantação, pacientes que necessitam dessa atenção mais especializada vão ser acompanhados de maneira integral. “Esse acompanhamento vai ser disponibilizado aos pacientes que residem em áreas mais distantes do suporte hospitalar. Esses cuidados serão contínuos, através das equipes de voluntários e multidisciplinar. Toda atenção e cuidado vão ser disponibilizados”, afirma o fundador voluntário presidente, Wilson Melo.
Buscando esse atendimento humanizado e próximo, os pacientes vão receber a assistência da Equipe Multidisciplinar, composta por profissionais nas áreas medicina paliativa pediátrica, enfermagem, serviço social, psicologia, nutrição, fisioterapia, odontologia, farmácia, fonoaudiologia e pedagogia.
Segundo a coordenadora de projetos, Raquel Bezerra, implementar os Cuidados Paliativos na instituição foi um processo fundamental para melhorar o bem-estar do paciente e seus familiares diante da progressão da doença, reduzindo o sofrimento físico, emocional e espiritual. “A equipe multidisciplinar da Avosos e voluntários já desenvolvem um acompanhamento humanizado pautado no acolhimento e atendimento das necessidades do paciente e seus familiares. Com a inauguração do Lar dos Sonhos, o paciente em situação avançada de doença poderá residir com seus familiares nas instalações da Casa Paliativa, vindo a receber um cuidado integral para controle dos sintomas em um ambiente confortável e acolhedor. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida, proporcionando mais vida aos dias do paciente”, enfatiza.
A inauguração da Casa Paliativa Lar dos Sonhos vai acontecer no dia 23 de julho, a partir das 9h30, no Espaço Multieventos. O evento faz parte das comemorações alusivas aos 37 anos de fundação da instituição.