Amanhã, 15 de fevereiro, é o Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infantil. A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) mais uma vez aproveita a ocasião para alerta sobre a importância do Diagnóstico Precoce, que aumenta em 70% as chances de cura.

“Quanto mais cedo se descobre a doença, maiores são as chances de cura e menores são as sequelas. Além disso, o tratamento torna-se menos invasivo, o que aumenta inclusive a qualidade de vida da criança. É importante que os pais, mães, toda a família, estejam alertas aos sinais e sintomas do câncer e que encaminhem a criança ao médico”, pontua o fundador e presidente voluntário da instituição, Wilson Melo.

A conscientização para o diagnóstico precoce da doença é uma luta de todos que se destinam à causa de crianças e adolescentes com câncer. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), só neste ano, são estimados mais de 8 mil novos casos de câncer infantojuvenil para o Brasil.

Diagnóstico Precoce

Desde 2005 a Avosos realiza, de forma sazonal em diversos municípios sergipanos, o Projeto ´Diagnóstico Precoce/Sohep: o caminho mais curto para a cura do câncer infantojuvenil´, que visa contribuir com o atual panorama da oncologia pediátrica em Sergipe, ao promover palestras e capacitações para os profissionais de saúde da Atenção Básica, além de custear exames e consultas para crianças e adolescentes com sintomas suspeitos encaminhados pelos oncologistas pediátricos do Serviço de Oncologia do HUSE.

O principal objetivo da Avosos com esse Projeto é contribuir para aumentar o índice de casos de câncer infantojuvenil diagnosticados precocemente, reduzindo o tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas e o diagnóstico em um serviço especializados, pois só assim será possível ampliar a probabilidade de cura e sobrevida da criança e adolescente.