Imagem do “Antes”

O Projeto Casinha Feliz continua a todo vapor. Durante o último mês de dezembro a paciente Ana Vitória Santos Pereira (5), residente na cidade de Simão Dias, comemorou com a família a reforma de sua casa. O Projeto é realizado pela Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) há mais de 23 anos e tem o objetivo de fornecer mais bem-estar à criança e ao adolescente que buscam a cura do câncer, bem com melhores condições durante o tratamento.

Segundo informações do presidente voluntário da Avosos, fundador Wilson Melo, os materiais que a Avosos fornece por meio do Projeto Casinha Feliz servem para a reforma de ambientes das casas dos assistidos. “Também doamos utensílios domésticos e qualquer pessoa pode colaborar. No ano passado a sociedade indiciou a Avosos como entidade a ser beneficiada pelo Nota da Gente e fomos por duas vez contemplados e o recurso foi destinado a este Projeto, que visa à qualidade de vida dos pacientes. É uma contribuição fornecida para o tratamento e também para o pós tratamento”, informa o voluntário.

Imagem do “Depois”

A Avosos, por meio do setor de Serviço Social, realiza um criterioso Relatório Social antes de decidir qual família será beneficiada pela ação, na qual são entregues materiais de construção para reforma das casas dos assistidos, bem como de móveis doados à instituição. Cabe à família, juntamente com a comunidade na qual está inserida, o trabalho de modificação e mão de obra. É ainda uma forma de engajamento social que objetiva ampliar os laços entre as famílias e os cuidados mútuos entre os cidadãos.

Segundo a assistente social da Avosos, Sara Mônica Andrade, a habitação tem um papel fundamental na vida do indivíduo e é condição necessária para que este esteja protegido e reconhecido enquanto cidadão. “Convivemos cotidianamente com pessoas cuja esperança é viver melhor, mas que por serem excluídas e privadas das condições materiais, sociais e humanas mínimas para sua existência, já não têm nenhuma esperança. Neste sentido, vale ressaltar que a saúde do indivíduo está intimamente relacionada com a questão ambiental e social. É nesta perspectiva que o Projeto Casinha Feliz se fundamenta, por reconhecer que é preciso garantir à criança e adolescente com câncer e doenças hematológicas crônicas uma moradia que assegure proteção, higiene e bem-estar, enquanto requisitos indispensáveis para a promoção e recuperação da saúde”, revela a profissional.

A vice-presidente da Avosos, Ediêda Barrozo dos Santos, é uma das voluntárias que acompanha de perto as ações do Projeto Casinha Feliz e que sempre se faz presente nas entregas simbólicas das residências. Edi, como é carinhosamente conhecida na instituição, relata emocionada que presenciou, há 18 anos, as entregas de casas realizadas por Tia Ruth e diversos voluntários nos municípios adjacentes à capital sergipana. “São momentos importantes na nossa história. Com tão pouco recurso conseguimos realizar uma grande mudança na vida destas famílias”, pontua a voluntária.

Momento da reinauguração

Casinha Feliz

Quanto mais a Avosos cresce, mais pessoas são ajudadas. A instituição fala aos seus assistidos sobre higiene bucal, alimentação saudável e diversas outras áreas que juntas possibilitam uma maior qualidade de vida à criança e ao adolescente durante o tratamento contra o câncer. O Casinha Feliz faz parte deste objetivo multidisciplinar, pois um ambiente com salubridade e limpeza, por exemplo, fornece maiores chances de cura ao paciente.

Quem desejar colaborar com o Projeto ´Casinha Feliz´ pode procurar o Setor de Serviço Social da Avosos pelo telefone (79) 3212-4735 ou na sede da instituição (rua Leonel Curvelo, nº 55, bairro Suíssa). A instituição recebe ainda a doação de utensílios domésticos.