O sábado foi de conscientização sobre os sinais e sintomas do retinoblastoma, câncer que atinge à retina de crianças até 5 anos. A Campanha “De Olho nos Olhinhos” é uma iniciativa do casal de jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, após diagnóstico da filha deles, Lua, no ano de 2021.
Durante todo o dia, a equipe de voluntários e colaboradores da instituição esteve empenhada na mobilização, realizada com apoio do Shopping Jardins. No stand montado, as crianças tiveram a oportunidade de colorir, ganharam balão da campanha e os pais tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância de olhar no olho dos filhos.
O retinoblastoma é um câncer que acomete crianças pequenas, sendo mais frequente em bebês. Cerca de 90% dos casos são descobertos antes dos 5 anos da criança. É um tumor maligno que se desenvolve na retina, parte interna dos olhos. A doença pode se apresentar em um olho, o chamado retinoblastoma unilateral, ou nos dois olhos, retinoblastoma bilateral.
A detecção precoce, associada a um tratamento adequado, pode alcançar altas taxas de cura — cerca de 90% — mantendo a visão e a qualidade de vida do paciente. Em contrapartida, o diagnóstico tardio aumenta consideravelmente o risco de perda visual e de complicações graves, incluindo o óbito. Portanto, a conscientização sobre sinais e sintomas, acesso rápido a avaliação médica e tratamento oportuno são fundamentais para melhores resultados.
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