Obras literárias doadas vão se somar ao trabalho de educação em saúde realizado pela instituição junto aos assistidos

A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (AVOSOS) recebeu da coordenadora do Projeto Doar-SE, Viviane Fernandes Conceição dos Santos, a doação de exemplares do livro “Quel e a máquina” e “Quel e Thires”. A assistente social da AVOSOS, Sara Mônica Andrade, recebeu com gratidão os exemplares e já começou a utilizar os mesmos junto aos assistidos, com o apoio dos profissionais da equipe Multidisciplinar da instituição e voluntários.

Segundo Viviane Fernandes, este trabalho de educação em saúde que vem sendo desenvolvido pelo Doar-SE tem por base inicial a experiência de pesquisa junto às famílias que passaram pela experiência de poder doar órgãos de seus entes queridos que partiram. Depois, junto às pessoas que vivem o adoecimento no corpo e compõem a maior fila de espera por um órgão: os renais crônicos.

“Foi assim que nasceu o primeiro livro, intitulado “Quel e máquina”. O segundo, “Quel e Thires”, além da temática da doação de múltiplos órgãos, apresenta a experiência da doação de medula enquanto uma doação em vida. Sendo a leucemia o tipo de câncer que mais acomete crianças e jovens, e sendo a AVOSOS uma instituição que tanto nos inspira e que tanto faz no suporte às crianças, jovens e suas famílias em nosso Estado, faz todo sentido compartilhar com vocês o que acreditamos e alcançar os assistidos com essa literatura. É uma atitude muito pequena, simbólica, mas que poderá trazer desdobramentos positivos para todos nós”, revela a coordenadora.