Nesta quarta (17), no município sergipano de Areia Branca, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) realizou mais uma capacitação do Projeto ‘Diagnóstico Precoce: o caminho mais curto para a cura do câncer infantojuvenil’. A assistente social Sara Mônica e a psicóloga Raquel Bezerra realizaram, no auditório da Escola Municipal José Romão, as atividades do Projeto junto a médicos, enfermeiros, agentes de saúde, odontólogos e psicólogos vinculados à Rede de Atenção Básica do município.

Após a exibição do vídeo institucional da Avosos, a assistente social falou sobre a rotina na Casa Tia Ruth de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer. Em seguida, a psicóloga detalhou os aspectos referentes ao Diagnóstico Precoce. Este ano a Avosos realizou uma capacitação em Pirambu para profissionais da Rede de Atenção Básica do município, uma palestra para estudantes de Medicina no município de Lagarto e panfletagem/orientações para pais e professores da Educação Infantil do Sesc do município de Nossa Senhora do Socorro.

Segundo o presidente voluntário da Avosos, Wilson Melo, o projeto existe desde 2005 anos e é realizado de forma sazonal pela instituição. “Este ano, com o recurso do Ação Infância e Vida 2018, a Avosos está realizando diversas atividades no interior do Estado e também na capital. O propósito da Avosos com este Projeto é contribuir, com eficiência e qualidade, com a saúde pública, buscando esclarecer sobre a importância do diagnóstico precoce e fornecer informações quanto aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil para a população e profissionais das Unidades Básicas de Saúde”, informa o voluntário, que há 34 anos se dedica à causa de crianças e adolescentes com câncer no Estado de Sergipe.

O Projeto visa ainda assistir os casos suspeitos de câncer infantojuvenil, realizando exames de triagem para casos suspeitos de crianças e adolescentes (0 a 19 anos). “As palestras estão sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, bem como escolas, faculdades e comunidades em geral. Estão sendo convidados a participar das palestras e capacitações profissionais de Saúde, estudantes, pais e professores. Nesses 12 meses de ações esperamos capacitar 400 pessoas e atender cerca de 120 pacientes para consultas e exames”, destaca o presidente.

A meta da Avosos com a realização do projeto ´Diagnóstico Precoce: O caminho mais curto para a cura do Câncer Infantojuvenil´ é mobilizar e conscientizar a população sobre importância da identificação precoce do câncer infantojuvenil; capacitar os profissionais da Rede de Atenção Básica de Saúde dos Municípios, visando aumentar o seu conhecimento sobre sinais e sintomas do câncer infantojuvenil; e atender as crianças e adolescentes com suspeita de câncer encaminhadas pelo Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe/HUSE.

Infância e Vida

A Avosos foi contemplada, em novembro de 2018, com o projeto ´Diagnóstico Precoce: O caminho mais curto para a cura do Câncer Infantojuvenil´ no processo seletivo do Edital Ação Infância e Vida 2018 – Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) e Banco do Brasil. Além da Avosos em Sergipe, no Brasil foram selecionadas nove instituições nos Estados de Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará (02), Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo. No total, 35 instituições se inscreveram no Edital e 15 foram habilitadas para seleção. O valor do financiamento é de R$ 50 mil.