Avosos realiza capacitação do Projeto Diagnóstico Precoce no município de Areia Branca

//Avosos realiza capacitação do Projeto Diagnóstico Precoce no município de Areia Branca

Avosos realiza capacitação do Projeto Diagnóstico Precoce no município de Areia Branca

Nesta quarta (17), no município sergipano de Areia Branca, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) realizou mais uma capacitação do Projeto ‘Diagnóstico Precoce: o caminho mais curto para a cura do câncer infantojuvenil’. A assistente social Sara Mônica e a psicóloga Raquel Bezerra realizaram, no auditório da Escola Municipal José Romão, as atividades do Projeto junto a médicos, enfermeiros, agentes de saúde, odontólogos e psicólogos vinculados à Rede de Atenção Básica do município.

Após a exibição do vídeo institucional da Avosos, a assistente social falou sobre a rotina na Casa Tia Ruth de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer. Em seguida, a psicóloga detalhou os aspectos referentes ao Diagnóstico Precoce. Este ano a Avosos realizou uma capacitação em Pirambu para profissionais da Rede de Atenção Básica do município, uma palestra para estudantes de Medicina no município de Lagarto e panfletagem/orientações para pais e professores da Educação Infantil do Sesc do município de Nossa Senhora do Socorro.

Segundo o presidente voluntário da Avosos, Wilson Melo, o projeto existe desde 2005 anos e é realizado de forma sazonal pela instituição. “Este ano, com o recurso do Ação Infância e Vida 2018, a Avosos está realizando diversas atividades no interior do Estado e também na capital. O propósito da Avosos com este Projeto é contribuir, com eficiência e qualidade, com a saúde pública, buscando esclarecer sobre a importância do diagnóstico precoce e fornecer informações quanto aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil para a população e profissionais das Unidades Básicas de Saúde”, informa o voluntário, que há 34 anos se dedica à causa de crianças e adolescentes com câncer no Estado de Sergipe.

O Projeto visa ainda assistir os casos suspeitos de câncer infantojuvenil, realizando exames de triagem para casos suspeitos de crianças e adolescentes (0 a 19 anos). “As palestras estão sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, bem como escolas, faculdades e comunidades em geral. Estão sendo convidados a participar das palestras e capacitações profissionais de Saúde, estudantes, pais e professores. Nesses 12 meses de ações esperamos capacitar 400 pessoas e atender cerca de 120 pacientes para consultas e exames”, destaca o presidente.

A meta da Avosos com a realização do projeto ´Diagnóstico Precoce: O caminho mais curto para a cura do Câncer Infantojuvenil´ é mobilizar e conscientizar a população sobre importância da identificação precoce do câncer infantojuvenil; capacitar os profissionais da Rede de Atenção Básica de Saúde dos Municípios, visando aumentar o seu conhecimento sobre sinais e sintomas do câncer infantojuvenil; e atender as crianças e adolescentes com suspeita de câncer encaminhadas pelo Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe/HUSE.

Infância e Vida

A Avosos foi contemplada, em novembro de 2018, com o projeto ´Diagnóstico Precoce: O caminho mais curto para a cura do Câncer Infantojuvenil´ no processo seletivo do Edital Ação Infância e Vida 2018 – Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) e Banco do Brasil. Além da Avosos em Sergipe, no Brasil foram selecionadas nove instituições nos Estados de Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará (02), Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo. No total, 35 instituições se inscreveram no Edital e 15 foram habilitadas para seleção. O valor do financiamento é de R$ 50 mil.

2019-07-19T11:34:52+00:00 19/07/2019|Notícias|