Nesta quinta(27), a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (AVOSOS) realizou, por meio da assistente social Sara Mônica Andrade e da fisioterapeuta Lícia Dultra, o trabalho de visita domiciliar, realizado ao longo dos 35 anos de história da instituição, quer seja levando um acolhimento, uma palavra de conforto ou mesmo orientações técnicas. Apesar do período de pandemia pela Covid-19, a AVOSOS manteve seu trabalho em todos os momentos, sempre mantendo os protocolos de segurança.

As profissionais da AVOSOS visitaram: Milene Santos (21), residente no município sergipano de Itabaianinha e diagnosticada com linfoma; Luiz Antônio Vieira (17), também de Itabaianinha, diagnosticado com osteossarcoma; Emily Santos (17), do município de Umbauba, com tumor nas partes moles; e Yslla Sophya (02), também de Umbauba, diagnosticada com leucemia.

Além das visitas domiciliares, a instituição atua por meio do trabalho de voluntários e funcionários desde a suspeita do câncer, agilizando os exames para elucidar o diagnóstico. “A AVOSOS está ao lado da criança e do adolescente, bem como seus familiares, durante o tratamento para fornecer apoio e suporte: exames, medicamentos, hospedagem, transporte, cestas básicas e assistência de uma equipe multidisciplinar (Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Pedagogia e Serviço Social). Além disso, também está presente durante as revisões e avaliações após o tratamento”, informa o fundador e presidente da AVOSOS, Wilson Melo.

Não é à toa que, mais uma vez, a AVOSOS recebeu o Certificado Melhores ONGs do Brasil 2021, desta vez na categoria “Vencedora de seu Estado” por ter obtido a maior nota entre as inscritas em Sergipe. A Certificação é fruto de muito trabalho, amor e dedicação à causa de crianças e adolescentes com câncer.