Campanha destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e alerta para os sinais e sintomas da doença

A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) solicita a participação da sociedade na campanha Setembro Dourado, uma iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc). Na programação da Avosos diversas atividades, a exemplo da abertura do Setembro Dourado, que acontece nesta quarta(5), no período de 14h às 17h,  com customização de camisas.

A ação é realizada em parceria com o Curso de Design de Moda da Unit, que tem a supervisão da professora Bruna Marques, fotógrafo Fábio Pamplona (Studio Aju), Amanda Ramos Make Up e Florlin Fashion Fitness. Quem adquirir a camisa do Setembro Dourado, ao preço de R$ 25, terá direito a uma linda customização. “A ação de ´vestir a camisa´ representa muito. O câncer infantojuvenil é um assunto sério, que exige atenção de todos, por isso o alerta da Avosos dos sinais e sintomas da doença. Pedimos o engajamento de toda a sociedade para que as chances de cura sejam maiores”, informa o presidente voluntário da Avosos, Wilson Melo.

Para engajar ainda mais a sociedade no Setembro Dourado, os assistidos pela Avosos Estefany Silva de Souza (14), Isabella Rayane (17), Kaique Silva Santos (23), Lilia Melo Azevedo Menezes (13) e Vinicius Santos (15) participaram de um editorial no Studio Aju, do fotógrafo Fábio Pamplona. “Eu me sinto muito feliz em doar minha imagem para colaborar com esta campanha. Foi justamente no mês de setembro que descobri que estava com câncer e é importante descobrir cedo a doença, enquanto é tempo. Sou muito agradecida a Avosos e o momento no estúdio foi muito especial para mim. Agradeço a todos, uma equipe muito atenciosa”, revela Isabella Rayane.

A verba arrecadada com a venda das camisas vai ajudar nas atividades da Casa Tia Ruth de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer. A Avosos fica localizada na rua Leonel Curvelo, 55, bairro Suíssa. Informações: (79) 3212-4731 / 98172-8724.

Diagnóstico Precoce

A família deve ficar atenta a sinais e sintomas que podem ser confundidos com outras doenças comuns à infância: características como palidez progressiva, dor óssea, nas articulações, inchaço que provocam dificuldades de andar, manchas roxas ou sangramentos em locais que não são de traumas – principalmente nos membros inferiores e superiores, febre prolongada que deixa a criança em condições apáticas.

É fundamentam também a família ficar alerta ao perímetro cefálio das crianças pequenas, dores de cabeça diárias matutinas acompanhadas de vômito, alterações no equilíbrio, na visão, no andar, presença de ínguas frequentes. Diante desses sintomas é importante que a criança seja avaliada por um médico.

A família deve também prestar atenção a sintomas que não existiam antes, como convulsões, alterações nos olhos como estrabismo, tumores na perna e nos braços. Além disso, perda de peso importante sem explicação tem que ser investigada, assim como o comportamento da criança que deixa de brincar e só quer ficar deitada.

Avosos no Setembro Dourado 2018