Na tarde desta quarta (29), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aconteceu uma reunião com representantes da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) e da SMS. O encontro deu início à construção de Rede para pacientes com suspeita de câncer infantojuvenil, com o principal objetivo de diagnosticar precocemente a doença. Participaram desta primeira reunião: Wilson Melo, voluntário e presidente da Avosos; Sara Mônica, assistente social da instituição; Ana Débora Santana, secretária adjunta de Saúde de Aracaju; Nara Fabiana Mariano, coordenadora de Linhas de Cuidados/SMS; Rita de Cássia Matos Bittencourt Navarro, coordenadora do Programa da Criança, do Adolescente e do Jovem/SMS.

Segundo Wilson Melo, dentre outras ações, caberá a Avosos realizar capacitações com médicos do município de Aracaju, bem como outros profissionais da área de saúde, e também agilizar os exames para o fechamento do diagnóstico do câncer infantojuvenil. Com a concretização da Rede, o voluntário revela que Aracaju passará a ser referência de casos suspeitos da doença, ranqueando então como um dos municípios pioneiros nesta importante área da saúde pública.

“Os médicos alertam que o desenvolvimento do câncer na criança e no adolescente é mais rápido do que no adulto e por isso nossa persistente bandeira do diagnóstico precoce. Assim, iniciamos nesta reunião com a SMS o planejamento para construção de Rede para casos suspeitos de câncer infantojuvenil em Aracaju. Esse é um dos pontos inclusive previstos na legislação da Política Nacional de Atenção Oncológica do Ministério da Saúde”, informa Wilson Melo, que há 33 anos está engajado nas ações em defesa de crianças e adolescentes com câncer em Sergipe, juntamente com Tia Ruth, outros voluntários e profissionais vinculados à instituição.

Segundo a assistente social Sara Mônica, a criança e o adolescente com suspeita de câncer encontram muita dificuldade de acesso à rede de saúde e especialmente aos exames, que são fundamentais para diagnosticar precocemente a doença. “É importante que este acesso aos exames seja imediato, pois o câncer não espera. O objetivo da Avosos é facilitar a identificação dos casos suspeitos e construir caminhos que possam agilizar o diagnóstico precoce. A partir daí é feito então o encaminhamento para o hospital de referência do tratamento, que é o Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE)”, pontua a profissional.