Dedicação, trabalho e amor sempre foram elementos fundamentais na história da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos), uma trajetória motivada pelo desejo de ajudar e apoiar o tratamento de crianças e adolescentes com câncer.
No mês de julho, a instituição celebra aniversário de 37 anos com uma comemoração especial – a inauguração da terceira Casa Paliativa Pediátrica do Brasil, o “Lar dos Sonhos”. A obra surgiu da necessidade de ampliar a assistência, disponibilizando benefícios para o paciente fora de possibilidades terapêuticas curativas.
Apesar dos avanços no diagnóstico e tratamento oncológico, alguns pacientes não vão ter a possibilidade de chegar à cura. Para o presidente fundador da instituição, voluntário Wilson Melo, a inauguração desse novo espaço traz para Sergipe o pioneirismo no Nordeste para a realização de cuidados paliativos em unidade de acolhimento fora do ambiente hospitalar. “A inauguração da Casa Paliativa Lar dos Sonhos está alinhada com a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica, que tem o objetivo de aumentar os índices de sobrevida, melhorar a qualidade de vida e reduzir a mortalidade através de ações destinadas à detecção precoce e tratamento. Além disso, a lei pontua a importância do cuidado integral, enfatizando os cuidados paliativos para os pacientes fora de possibilidades de cura”, afirma.
A estrutura da Casa Paliativa “Lar dos Sonhos” vai disponibilizar acomodações para até duas famílias. O espaço que foi adaptado fica localizado dentro da Casa Tia Ruth/Avosos e passou por uma reforma. Cada família poderá usufruir de uma estrutura composta por 02 quartos com banheiros, cozinha, sala de estar, área de serviço e uma ampla varanda para lazer e socialização.
Os pacientes hospedados na Casa Paliativa terão toda a assistência da Equipe Multidisciplinar da Avosos, composta por profissionais das seguintes áreas: medicina paliativa pediátrica, enfermagem, serviço social, psicologia, nutrição, fisioterapia, odontologia, farmácia, fonoaudiologia e pedagogia.
Segundo a coordenadora de projetos, Raquel Bezerra, implementar os Cuidados Paliativos na instituição foi um processo fundamental para melhorar o bem estar do paciente e seus familiares diante da progressão da doença, reduzindo o sofrimento físico, emocional e espiritual. “A equipe multidisciplinar da Avosos e voluntários já desenvolvem um acompanhamento humanizado pautado no acolhimento e atendimento das necessidades do paciente e seus familiares. Com a inauguração do Lar dos Sonhos, o paciente em situação avançada de doença poderá residir com seus familiares nas instalações da Casa Paliativa, vindo a receber um cuidado integral para controle dos sintomas em um ambiente confortável e acolhedor. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida, proporcionando mais vida aos dias do paciente”, enfatiza;
A dedicação e empenho da equipe de voluntários também vai fazer parte da assistência prestada aos pacientes e familiares atendidos na Casa Paliativa. “Assim como em outros projetos da instituição, o trabalho voluntário no Lar dos Sonhos vai ser essencial para proporcionar acolhimento, carinho e aconchego diante de um momento tão delicado. Gestos de afeto, momentos de alegria, realização de desejos e sonhos contribuem significativamente para minimizar o medo, a tristeza e angústia que vivem o paciente e seus familiares desde o diagnóstico”, ressalta a voluntária Jeane Vieira Melo, fundadora e presidente de honra da instituição.
Na programação da inauguração, teremos a apresentação musical dos voluntários do Coral CANTAVOSOS e do Balé do Amor, grupo de dança formado por pacientes da instituição. O evento vai ser realizado no dia 23 de julho, às 9h30 na sede da Avosos, Rua Leonel Curvelo, nº55, Bairro Suíssa.