“Novembro Azul: Prevenção acima de tudo. Converse com amigos e familiares”. Este é o slogan da campanha Novembro Azul 2021 da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (AVOSOS), por meio de seu Centro de Oncologia. A exemplo de anos anteriores, é um mês dedicado aos cuidados da saúde do homem, por meio desta campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Para estimular a conscientização dos cuidados com a saúde do homem, a AVOSOS adere à campanha Novembro Azul, que tem por finalidade promover a importância do autocuidado na saúde masculina, dando ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. É especialmente um convite à sociedade ressignificar o autocuidado masculino”, informa a gerente Geral da instituição, Lorena Ribeiro.

Além disso, a profissional reforça que os cuidados com a saúde devem ser ao longo do ano e não apenas neste mês. “Mesmo neste período de pandemia pela Covid-19 não devemos deixar de realizar nossos exames periódicos, tanto os homens quanto as mulheres. O câncer não espera e quanto mais rápido descobrirmos o diagnóstico, maiores são as chances de cura e menores as sequelas”, alerta a gerente Geral.

Câncer de próstata

O câncer de próstata tem sido o foco da campanha Novembro Azul. De fato, ele é o tumor mais comum do sexo masculino, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Mas é fundamental alertar os homens sobre outros tipos que devem estar no radar e que também merecem fazer parte dos check-ups: câncer de pulmão, o colorretal e o de estômago.

O que os homens devem aprender com o Novembro Azul? É fundamental adotar hábitos saudáveis, ficar atento aos sinais que o corpo dá e seguir as recomendações médicas.

Sinais e sintomas

– Dificuldade de urinar;
– Diminuição do jato de urina;
– Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
– Sangue na urina.
Na maior parte das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.

Novembro Azul

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. No Brasil, a campanha foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.

Quer saber mais informações, acesse o site do Instituto Nacional de Câncer (Inca): www.inca.gov.br.