Hoje, 24 de julho, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) completa 33 anos de fundação. Segundo a presidente de Honra da instituição, Jeane Vieira Melo, o sentimento é de gratidão a Deus por ter inspirado Tia Ruth na realização desse trabalho, deixando um legado abençoado a ser seguido. “Gratidão aos fundadores, voluntários, funcionários, doadores, sociedade, imprensa, parceiros, equipe médica, de enfermagem, de apoio. Que cada mãe lutadora receba nosso abraço fraterno e que cada criança, herói e guerreiro, receba nossa força e nosso amor de sempre”, completa a voluntária.

São 33 anos de amor, compromisso e dedicação a um trabalho realizado com responsabilidade e solidariedade. Ao longo desses anos a Avosos acolheu, na Casa Tia Ruth de Apoio, centenas de crianças e adolescentes com diagnóstico de câncer e doenças hematológicas crônicas, disponibilizando para o paciente e seus acompanhantes, uma gama de serviços e benefícios: hospedagem, transporte, cestas básicas, medicamentos e exames que auxiliam durante o tratamento, bem como suporte e acompanhamento por parte de uma Equipe Multidisciplinar (assistente social, nutricionista, pedagoga, psicóloga, dentista, fisioterapeutas), dentre outros serviços.

Um elemento-chave na história da Avosos é o voluntariado, que hoje é formado por 150 pessoas de diversas faixas etárias. E tudo começou com esta força, amor, compromisso e os abraços apertados que tanto acolheram e acolhem os assistidos. “Estamos vivendo atualmente um momento de muitos desafios. Neste momento de pandemia nosso sentimento de pesar por todos os vitimados pela Covid-19. Vamos aumentar nossa fé, nossa esperança, nossa humanidade, na certeza de que Deus sabe de tudo e não nos abandonará. O trabalho da Avosos não pára, pois a nossa missão continua com este sentimento de gratidão. Que possamos seguir com a certeza de dias melhores. Que a fé e a esperança conduzam o nosso caminhar”, revela a voluntária, que também é fundadora da instituição.

Segundo o presidente da Avosos, Wilson Melo, dois fatores sempre contribuíram para que a Avosos continuasse a seguir em frente nos momentos difíceis: “O primeiro é o tempo, fundamental na luta contra o câncer infantojuvenil, desde a suspeita, o diagnóstico precoce e o tratamento eficiente e de qualidade. O segundo é a carência afetiva e socioeconômica dos pacientes assistidos pela instituição. Voluntários e funcionários têm consciência da importância do seu trabalho em contribuir com a qualidade de vida e com o tratamento desses pacientes. Além disso, neste momento de pandemia, nossa gratidão em especial a todos os funcionários que estão na linha de frente, não permitindo que esses pacientes deixem de ser assistidos”, pontua o voluntário.

Fotos: Fábio Pamplona

Avosos

A Missão da Avosos é atuar em todo Estado de Sergipe, criando e articulando soluções em uma rede de ações, visando contribuir de forma integral para a melhoria do tratamento e da qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas. A Casa Tia Ruth de Apoio é uma unidade de alojamento com 2.700 m2 que oferece atendimento gratuito no apoio ao paciente em tratamento e revisões no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência em Sergipe (HUSE) e no Ambulatório de Hematologia do Hospital Universitário (HU). Disponibiliza 24 quartos semisuíte com 72 leitos, 36 para crianças e adolescentes e 36 para acompanhantes, refeitório, cozinha, Auditório Fundador Wilson Melo, lavanderia, brinquedoteca, oficina de informática, estar das mães, sala de jogos, cineballet, sala de leitura e Espaço Multieventos Fundadora Jeane Vieira Melo. Na Casa Tia Ruth também funciona a gestão estatutária e não estatutária, equipe administrativa, de apoio e Multidisciplinar.

“Hoje convivemos com taxa zero de abandono ao tratamento por termos uma Casa de Apoio com toda estrutura disponível para as necessidades das crianças e adolescentes: o acompanhamento de profissionais especializados no suporte ao tratamento, juntamento com o apoio acolhedor dos voluntários; com exames e medicamentos em tempo hábil, quando há demora na Rede SUS, de modo a não atrasar o tratamento, contribuindo com as chances de cura e evitando sequelas físicas, neurológicas e psicológicas”, destaca Wilson Melo, que também é fundador da Avosos.

Foto: Wellington Paixão

Ambulatório Pediátrico de Triagem

Neste mês de julho, na qual a Avosos completa seus 33 anos, foi inaugurado o Ambulatório Pediátrico de Triagem, por meio de parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). O objetivo é disponibilizar os exames necessários, agilizando os resultados para 3 a 15 dias e contribuindo assim para maiores chances de cura e menores sequelas. A partir de agora os pacientes pediátricos com suspeita de câncer estão sendo regulados via Núcleo de Controle, Avaliação e Regulação (Nucar/SMS) e encaminhados para atendimento no Ambulatório da Avosos, possibilitando qualificar ainda mais o atendimento pediátrico oferecido pela Rede de Atenção Primária do Município, por meio do Diagnóstico Precoce do câncer.

“Ao longo desses 33 anos a gente percebe que o câncer de criança avança muito mais rápido, o que pode deixar muitas sequelas e algumas morrem, porque chegam para o início do tratamento em estágio avançado. Se a gente identifica a doença no seu estágio inicial, a gente diminui bastante tudo isso. Diante de todos os desafios, com esse Termo Aditivo que assinamos recentemente com a Prefeitura, é um grande passo para combater o câncer infantojuvenil”, pontua o presidente da Avosos.

Clique aqui para saber mais sobre a história da Avosos e navegue pelas fotos históricas da instituição na seção “Nossa História”

Clique aqui para acessar a seção “Instalações” e faça uma visita virtual à sede própria da Avosos