[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=”” type=”legacy”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”true” min_height=”” hover_type=”none” link=”” border_sizes_top=”” border_sizes_bottom=”” border_sizes_left=”” border_sizes_right=”” type=”1_1″ first=”true”][fusion_text]
“Homem também se cuida!”. Esta é a campanha Novembro Azul da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe que, a exemplo de anos anteriores, destaca um mês aos cuidados da saúde do homem, por meio de informações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Na edição deste ano a Casa das Tintas somou forças com a AVOSOS e pintou a frase no muro: “A cor serve para lembrar que esta causa é de todos”.
“Para estimular a conscientização dos cuidados com a saúde do homem, a instituição aderiu mais uma vez à campanha Novembro Azul, que tem como finalidade promover a importância do autocuidado na saúde masculina, dando ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. É especialmente um convite à sociedade ressignificar o autocuidado masculino. A parceria com a Casa das Tintas amplia a importância do diagnóstico precoce para aumento das chances de cura”, informa a gerente geral da AVOSOS, Lorena Ribeiro.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro. No Brasil a campanha foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.
Na sede da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe as mulheres também aderiram à campanha, como forma de conscientizar os homens de seu convívio diário. A AVOSOS fica localizado à rua Leonel Curvelo, nº 55, bairro Suíssa. Informações: (79) 3212-4700.
Câncer de próstata
O câncer de próstata tem sido o foco da campanha Novembro Azul. De fato, ele é o tumor mais comum do sexo masculino, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Mas é fundamental alertar os homens sobre outros tipos que devem estar no radar e que também merecem fazer parte dos check-ups: câncer de pulmão, o colorretal e o de estômago.
Sinais e sintomas
– Dificuldade de urinar;
– Diminuição do jato de urina;
– Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
– Sangue na urina.
Na maior parte das vezes esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.
Mais informações no site www.inca.gov.br.
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]