Amanhã(21), por volta das 10h, será inaugurada a reforma de uma casa no município de Campo do Brito
A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) vai entregar, até o final deste mês, mais duas residências reformadas por meio do Projeto ‘Casinha Feliz’. Segundo informações do gerente geral e co-fundador da Avosos, Wilson Melo, a iniciativa já existe há mais de 20 anos na instituição. “O Projeto Casinha Feliz traz uma visão mais ampla e acolhedora de nossas atividades junto a diversos parceiros da causa. O objetivo é fornecer mais bem estar à criança e ao adolescente que busca a cura do câncer, bem com melhores condições durante o tratamento”, informa o gestor.
A Avosos, por meio do setor de Serviço Social, realiza um criterioso Relatório Social antes de decidir qual família será beneficiada pela ação, na qual são entregues materiais de construção para reforma das casas dos assistidos, bem como de móveis doados à instituição. Cabe à família, juntamente com a comunidade na qual está inserida, o trabalho de modificação e mão de obra. É ainda uma forma de engajamento social que objetiva ampliar os laços entre as famílias e os cuidados mútuos entre os cidadãos. A assistente social da Avosos, Sara Mônica Andrade, destaca que o Projeto proporciona aos assistidos um lar mais digno, a partir da reforma de ambientes, visando à qualidade de vida dos pacientes. Em 2014, por exemplo, o Projeto Casinha Feliz reconstruiu/construiu duas casas que antes eram de taipa.
“A saúde do indivíduo está intimamente relacionada com a questão ambiental e social, na medida em que o meio ambiente tende a oferecer, ou não, as condições indispensáveis para a qualidade de vida. A Avosos reconhece, por meio do Casinha Feliz, que é preciso garantir à criança com câncer uma moradia que assegure proteção e bem-estar, enquanto requisitos indispensáveis para a promoção e recuperação de sua saúde. É uma contribuição fornecida para o tratamento e também para o pós tratamento”, destaca a assistente social.
A voluntária Ediêda Barrozo dos Santos, primeira tesoureira da Avosos, participou recentemente da entrega simbólica de uma residência no município de Itaporanga D´Ajuda e outra em Japaratuba, que foram reformadas com recursos da Avosos e da Fundação Telefônica. Edi, como é carinhosamente conhecida na Avosos, relata emocionada que presenciou, há 15 anos, as entregas de casas realizadas por Tia Ruth e diversos voluntários nos municípios adjacentes à capital sergipana. “São momentos importantes na nossa história. Com tão pouco recurso conseguimos realizar uma grande mudança na vida destas famílias, como aconteceu agora com Thálita e Daniela [assistidas pela Avosos residentes nos municípios citados]”, pontua.
Trabalho multidisciplinar
A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe realiza, ao longo de 29 anos, uma ação assistencial e de recuperação da saúde e do bem-estar para as crianças e adolescentes portadoras de doenças oncológica e hematológica crônicas, em Aracaju, no interior e ainda em Estados circunvizinhos. “Quanto mais a Avosos cresce, mais pessoas são ajudadas. Falamos aos nossos assistidos sobre higiene bucal, alimentação saudável e diversas outras áreas que juntas possibilitam uma maior qualidade de vida à criança e ao adolescente durante o tratamento contra o câncer. O Casinha Feliz faz parte deste objetivo multidisciplinar, pois um ambiente com salubridade e limpeza, por exemplo, fornece maiores chances de cura ao paciente”, informa Sara Mônica.