Em todo o Brasil, instituições de apoio à criança e ao adolescente com câncer engajam-se em diversas ações pelo “23 de novembro: Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI)”, coordenado pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc). O câncer infantojuvenil é a principal causa de óbitos por doença na faixa dos 0 aos 19 anos, segundo dados do INCA. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura dessas crianças e adolescentes pode aumentar em até 70%.

“O DNCCI é um momento onde intensificamos a divulgação, disseminando informações, capacitando profissionais, esclarecendo sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil”, informa o presidente voluntário da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (AVOSOS), Wilson Melo. Agora pela manhã, no município sergipano de Pirambu, a psicóloga da AVOSOS, Raquel Bezerra, e a assistente social, Sara Mônica Andrade, realizaram uma capacitação na área de Diagnóstico Precoce para cerca de 50 profissionais da área de saúde.

Durante todo o mês de setembro, a mesma capacitação foi ministrada em Aracaju, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De janeiro a outubro deste ano foram visitadas 105 Unidade de Saúde pelos profissionais da AVOSOS, por meio do Projeto “Diagnóstico Precoce: o caminho mais curto para a cura do câncer infantojuvenil”, abrangendo os municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, São Cristóvão e Itabaiana.

Além das visualizações à videoaula da AVOSOS, 123 profissionais foram capacitados presencialmente, sendo 27 do município de Tobias Barreto (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, odontólogo e agentes comunitário de saúde) e 96 do município de Aracaju (médicos, enfermeiros e assistentes sociais). Por meio do Projeto Diagnóstico Precoce da AVOSOS foram 79 atendidos neste ano, possibilitando assim maior agilidade nos exames. Quanto mais rápido o câncer é descoberto, maiores as chances de cura e menores as sequelas aos pacientes.