Hoje, 23 de novembro, é o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI) e também o Dia Municipal. Para lembrar a data, a Associação dos Voluntários da Serviço da Oncologia em Sergipe (AVOSOS) lança um aplicativo/APP para diagnóstico precoce da doença, powered by Zollie. Além desta ação, a instituição trouxe este ano a campanha “Lutar, Confiar e Vencer”, bem como o apoio ao Fórum Nacional Todos Contra o Câncer.

Segundo o fundador e presidente voluntário da AVOSOS, Wilson Melo, o câncer não espera, daí a importância da instituição lançar um aplicativo para agilizar os exames. “O APP da Avosos está disponível na Play Store e na Apple Store. Foi pensado de uma forma bem simples, de modo a fornecer as informações necessárias para o encaminhamento dos casos suspeitos para o Ambulatório de Triagem da Avosos. Foi idealizado para uso médico, mas também contém informações para o público em geral. O APP tem parceria com a Sociedade Sergipana de Pediatria e com os oncologistas pediátricos do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE)”, informa Wilson Melo.

Já a campanha “Lutar, Confiar e Vencer” traz sempre duas imagens de pacientes curados: quando criança e ingressando na adultidade. “Esta ação traz uma mensagem forte que legitima a importância do que estamos trabalhando no APP, que é a agilidade no encaminhamento para investigação dos casos suspeitos. É o reforço da mensagem positiva de que o câncer tem cura! Existe vida após o câncer e nós, aqui na AVOSOS, temos lindos exemplos disso”, comenta o voluntário, que há 33 anos convive com esta realidade.

Outra ação realizada pela AVOSOS é o apoio ao 2º Fórum Digital Norte e Nordeste “Todos Juntos Contra o Câncer”, que vai acontecer nos dias 25 e 26 deste mês. Para participar basta acessar o site www.forum.tjcc.com.br e fazer a inscrição. O evento é uma realização de Todos Juntos Contra o Câncer, com inicitiva da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e Instituto Roda da Vida.

Câncer infantojuvenil

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), 23 de novembro, entrou no calendário nacional por meio da Lei de nº 11.650, de 4 de abril de 2008. Já na capital sergipana, fruto da Lei 5.160/2019 de autoria do vereador Lucas Aribé, é celebrado ainda o Dia Municipal de Combate ao Câncer Infantojuvenil.

Os principais objetivos do DNCCI, segundo informações da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), são: estimular as ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantojuvenil; promover debates e eventos sobre políticas públicas de atenção integral às crianças e adolescentes com o câncer; apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol dos pacientes; divulgar os avanços técnico-científicos relacionados à doença e principalmente apoiar às crianças, adolescentes e seus familiares nessa luta.

Jefferson Gomes da Silva (23) foi diagnosticado com leucemia mieloide aguda em 2014 e acolhido pela Avosos. O câncer tem cura!

Números

Informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que no Brasil o câncer representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Nas últimas quatro décadas, o avanço no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Atualmente, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos pela doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

Sinais e Sintomas

Palidez progressiva; sangramentos ou manchas roxas sem relação com traumas; febre prolongada sem causa definida; vômitos e dores de cabeça persistentes, principalmente pela manhã; alteração da marcha ou da visão ou diminuição da força em pernas ou braços; caroços em qualquer lugar do corpo; ínguas; dores no corpo que não passam e atrapalham as atividades das crianças e brilho branco nos olhos quando a criança sai em fotografia com flash.