A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos), em parceria com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), realizou mais um curso para as mães de crianças e adolescentes que participam dos projetos socioeducativos da instituição. A Oficina de Bijuterias aconteceu no último dia 15, no Espaço Multieventos.

A instrutora Marlene Sousa informou que as participantes aprenderam a fazer cinco peças: pingente, brinco e três modelos de pulseiras. “Foi a primeira vez que ministrei um curso na Avosos e gostei muito de poder colaborar com este trabalho. As participantes aprenderam a fazer peças sofiscadas, com o uso de pérolas, e peças mais simples também, em macramê”, comentou a instrutora da Fundat.

10No total, 20 alunas trabalharam fios e miçangas para produzir peças exclusivas. As técnicas utilizadas podem ser desenvolvidas, ainda segundo a instrutora, para desenvolver outros trabalhos, a exemplo da customização em sandálias e roupas. “Trabalhamos o passo a passo de cada técnica, o que abriu um leque de possibilidades para elas poderem fazer mais”, destacou Marlene Sousa.

Raiane Andrade Abreu (12) e Raimunda Santana de Andrade, residentes no município sergipano de Simão Dias, participaram do curso e aprovaram a iniciativa da Avosos e da Fundat. “Esta foi a primeira vez que fizemos o curso. Gostamos bastante”, revelou Raiane, que ao lado de sua mãe produziu lindas pulseiras.

DSC_0029Já Cosmira Barreto Santos, residente no Povoado Quirino (município sergipano de Lagarto), não participou do curso, mas observou tudo com atenção. “Eu já fiz outros cursos aqui na casa e gosto sim. Fiz um com porta CDs, pedrinhas… Se a pessoa gosta de bijuteria pode usar todo dia o que fez e ainda vender”, revelou a acompanhante.

Além da aprendizagem e distração da mente, as peças produzidas no curso geraram uma renda extra para as mães. Durante o ´Arraiá da Vitória´ do Centro de Oncologia Dr. José Geraldo Dantas Bezerra foram montadas barracas para vendas dos produtos.

 

Que tal conferir nossas galerias no Flickr? Basta acessar: www.flickr.com/photos/Avosos_SE