A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) fez a entrega de mais uma residência reformada pelo Projeto ´Casinha Feliz´, que tem o objetivo de melhorar as condições de moradia de crianças e adolescentes com câncer assistidos pela instituição.

Desta vez a residência reformada foi de Iara Cristina Evangelista Santos, 12 anos, morada do município sergipano de Nossa Senhora do Socorro. O recurso para a reforma foi fruto do sorteio do Programa Nota da Gente, realizado pela Secretaria de Estado da Fazenda/Governo de Sergipe, por meio da indicação feita por cidadãos a Avosos quando pediram a nota fiscal no momento das compras.

Nas fotos, o “antes” e “depois” falam por si. “O Projeto ´Casinha Feliz´ permite à criança e ao adolescente com câncer ter uma moradia que assegure proteção e bem-estar. Um lar mais digno, a partir da reforma de ambientes, visando à qualidade de vida dos pacientes, por meio da proteção e do bem-estar, que são requisitos indispensáveis para a promoção e recuperação de sua saúde”, informa a assistente social da Avosos, Sara Mônica Andrade.

Engajamento social

O setor de Serviço Social que a Avosos realiza um criterioso Relatório Social antes de decidir qual família será beneficiada pela ação, na qual são entregues materiais de construção para reforma das casas dos assistidos, bem como móveis doados à instituição. De modo geral, cabe à família, juntamente com a comunidade na qual está inserida, colaborar com o trabalho de modificação da casa e mão de obra. Em alguns casos, a Avosos também colabora neste sentido, mas o Projeto se direciona para o engajamento social, que amplia os laços entre as famílias e os cuidados mútuos entre os cidadãos. Além disso, o Casinha Feliz integra as ações multidisciplinares da Avosos, nas quais um ambiente com salubridade e limpeza fornece maiores chances de cura ao paciente.

Como colaborar

Quem desejar colaborar com o Projeto ´Casinha Feliz´ pode procurar o Setor de Serviço Social da Avosos pelo telefone (79) 3212-4735. A instituição recebe ainda a doação de utensílios domésticos.