O Coral Cantavosos foi convidado a participar da programação cultural do 10º Encontro Internacional de Formação de Professores (Enfope) e 11º Fórum Permanente de Inovação Educacional (Fopie). O evento, que tem como tema central ´Educação, Base Nacional Comum Curricular e Formação de Professor´, acontece de 15 a 19 maio, na Universidade Tiradentes. A apresentação do Coral Cantavosos será no dia 17, às 18h30, no Campus Farolândia (auditório do Bloco G).
A proposta do evento, que tem abrangência internacional, é assimilar as discussões sobre Educação, Base Nacional Comum Curricular e Formação de Professor, com suas polêmicas, inclusive na formação do professor da educação básica e as responsabilidades das agências formadoras. Além disso, contempla profissionais da educação básica e superior, envolvendo todas as modalidades de ensino, tendo a participação de teóricos e educadores do Brasil, bem como de outros países.
Este ano o evento contará com a premiação ´Tributo Docente a Dermeval Saviani´, direcionadas aos professores da educação básica. A inscrição no segmento artístico deverá ser realizada com o preenchimento da Ficha de Inscrição pelo professor da educação básica da rede pública, da capital e do interior de qualquer estado do país, de qualquer modalidade de ensino, por meio do preenchimento completo da ficha de inscrição. O professor deve compor o quadro de Professores da Rede Pública. O professor poderá se inscrever em apenas um segmento artístico: poesia, teatro, música, pintura e dança.
O evento acontece na Universidade Tiradentes (Unit), por meio de seu Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor (GPGFOP/Unit/CNPq) e com o apoio do Programa de Pós-graduação em Educação. Informações: (79) 3218-2183 / https://eventos.unit.br/enfope2017.
O início dos ensaios do Coral Cantavosos aconteceu em 30 de agosto de 2000 e foi a realização de um sonho antigo da voluntária Jeane Vieira Melo, uma das fundadoras da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos). As primeiras músicas ensaiadas foram ´Prece ao Vento´ e ´Torna Surriento´. O Coral, que é formado por 42 voluntários da Avosos, além de divulgar o nome da instituição, desperta nos participantes a descontração e as habilidades musicais que favorecem a expressão verbal, a socialização e a concentração dos componentes. Além disso, busca aperfeiçoar o canto que existe dentro de cada ser humano e reduzir o stress comum a quem se dedica a área de saúde, especialmente no trabalho com crianças e adolescentes com câncer. Fazem parte dos objetivos do Coral: levar a música como forma de alegria aos eventos da casa de apoio, aos hospitais, asilos, orfanatos, às confraternização de voluntários e funcionários, participar de encontros corais e reunir os voluntários.
PRÓXIMOS EVENTOS
Canto da Rua – 15/07 (sábado)
Repertório:
Chamego
Felicidade
Cio da terra
Amo Aracaju
Canto do pajé
Canto Coral a Capela – 25/08 (sexta)
Repertório:
Quando eu te vi
Que seja feliz
Cio da terra
Chamego
Canto do povo de um lugar
Contatos para participação em evento: Gabriel Soares de Aquino, coordenador do Cantavosos (98819-2412) / Maestro Elias Souza dos Santos, regente do Coral (98137-9749).