A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (AVOSOS) acaba de lançar, na Play Store e na Apple Store, um aplicativo/App que tem por objetivo agilizar o encaminhamento ao Ambulatório de Triagem da instituição de demandas dos médicos da Rede SUS no que diz respeito ao diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Além disso, o público em geral pode baixar o aplicativo para conhecer os sinais e sintomas mais comuns de suspeita da doença. O aplicativo, powered by Zollie, abrange encaminhamentos do Estado de Sergipe e adjacentes (Alagoas e Bahia). Após encaminhada a demanda via App, a AVOSOS entrará em contato em até 48 horas para que a criança e adolescente possa realizar, sem custo, todos os exames necessários para confirmação ou não do câncer.

Segundo informações do presidente voluntário Wilson Melo, fundador da instituição, o App tem o apoio da Sociedade Sergipana de Pediatria e dos oncologistas pediátricos do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE). “Quanto mais rápido descobrirmos a doença, maiores são as chances de cura e menores as sequelas. O câncer infantojuvenil avança muito rapidamente, uma vez que a criança está em fase de crescimento. Nosso alerta aos pais e cuidadores não esperem passar a pandemia para procurar orientação médica, pois o câncer não espera”, ressalta Wilson Melo, que idealizou a proposta do App e apresentou à Diretoria da AVOSOS.

Para navegar no aplicativo é simples:

1. Acesse uma das lojas, Play Store e na Apple Store, e digite a palavra “Avosos” na busca;

2. Clique para baixar o App;

3. Navegue à vontade pelas opções “Sobre o App” e “Sinas e Sintomas”. Esta última opção, conforme informado no App, baseia-se na publicação “Diagnóstico Precoce do Câncer na Criança e no Adolescente” (INCA, 2014);

4. Se você é médico da Rede SUS em Sergipe, Alagoas e Bahia, acesse a opção “Iniciar Suspeição Clínica” e preencha as informações necessárias para o rápido encaminhamento da criança para a AVOSOS.

Saiba mais: 23 de novembro: Dia Municipal e Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil