A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (AVOSOS) acaba de ser contemplada com o projeto ´Diagnóstico Precoce: O caminho mais curto para a cura do Câncer Infantojuvenil´ no processo seletivo do Edital Ação Infância e Vida 2020 – Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) e Banco do Brasil. Do processo seletivo, iniciado em 20/07/2020, foram contempladas 25 instituições de todo o país, com valor de financiamento de R$ 25 mil para cada uma delas.

Segundo o presidente voluntário da Avosos, Wilson Melo, o Projeto de Diagnóstico Precoce da AVOSOS existe desde 2005. “Com este recurso do Ação Infância e Vida 2020 a AVOSOS poderá realizar diversas atividades, durante 12 meses ininterruptos. O Projeto visa realizar exames de triagem para casos suspeitos de crianças e adolescentes (0 a 19 anos) e contribuir, com eficiência e qualidade, com a saúde pública, buscando esclarecer sobre a importância do diagnóstico precoce e fornecer informações quanto aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil para a população e profissionais das Unidades Básicas de Saúde”, informa o fundador.

O câncer infantojuvenil, conforme informações de Wilson Melo, pode surgir em crianças com dias de vida até jovens. “Todos são responsáveis pelo olhar de atenção e cuidado para o encaminhamento adequado. Este trabalho de capacitação é muito importante e os médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica precisam conhecer de perto este trabalho da AVOSOS, que acolhe desde casos suspeitos, disponibilizando exames e consultas para investigação, até o amplo acompanhamento dos pacientes que recebem a confirmação do diagnóstico. O Edital de 2019 ajudou na realização de 64 exames para a elucidação dos casos suspeitos e este ano trabalharemos com afinco para atender nossos objetivos”, pontua o presidente Wilson Melo.

Atividades Educativas e Capacitações

Durante o primeiro semestre de 2019, com o recurso do Edital Ação Infância e Vida Coniacc/BB, a equipe do Projeto Diagnóstico Precoce da AVOSOS fez uma visitação e panfletagem em Escola de Educação Infantil no município de Nossa Senhora do Socorro/SE, com o objetivo de apresentar aos pais e professores os principais sinais e sintomas de alerta do Câncer Infantojuvenil; realizou uma capacitação sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil para profissionais de Saúde da Atenção Básica dos municípios de Pirambu e Areia Branca; realizou uma palestra para estudantes do Curso de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (Campus Lagarto), com o intuito de compartilhar as experiências da equipe multidisciplinar na Oncologia Pediátrica, bem como divulgar os principais sinais e sintomas do Câncer Infantojuvenil.

Já no segundo semestre do ano, a equipe da AVOSOS realizou visitação e palestra sobre os sinais e sintomas do Câncer Infantojuvenil para os profissionais da Unidade Básica de Saúde Amélia Leite em Aracaju; capacitação sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil para os profissionais de Saúde da Atenção Básica dos municípios de Estância e Indiaroba.