“Homem também se cuida!”. Esta é a campanha Novembro Azul da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe que, a exemplo de anos anteriores, destaca um mês aos cuidados da saúde do homem, por meio de informações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Na edição deste ano a Casa das Tintas somou forças com a AVOSOS e pintou a frase no muro: “A cor serve para lembrar que esta causa é de todos”.

“Para estimular a conscientização dos cuidados com a saúde do homem, a instituição aderiu mais uma vez à campanha Novembro Azul, que tem como finalidade promover a importância do autocuidado na saúde masculina, dando ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. É especialmente um convite à sociedade ressignificar o autocuidado masculino. A parceria com a Casa das Tintas amplia a importância do diagnóstico precoce para aumento das chances de cura”, informa a gerente geral da AVOSOS, Lorena Ribeiro.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro. No Brasil a campanha foi criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.

Na sede da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe as mulheres também aderiram à campanha, como forma de conscientizar os homens de seu convívio diário. A AVOSOS fica localizado à rua Leonel Curvelo, nº 55, bairro Suíssa. Informações: (79) 3212-4700.

Câncer de próstata

O câncer de próstata tem sido o foco da campanha Novembro Azul. De fato, ele é o tumor mais comum do sexo masculino, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Mas é fundamental alertar os homens sobre outros tipos que devem estar no radar e que também merecem fazer parte dos check-ups: câncer de pulmão, o colorretal e o de estômago.

Sinais e sintomas

– Dificuldade de urinar;

– Diminuição do jato de urina;

– Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;

– Sangue na urina.

Na maior parte das vezes esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico.

Mais informações no site www.inca.gov.br.